Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Café da Manhã discute armadilhas dos falsos debates científicos; ouça

Interesses econômicos muitas vezes estão por trás de negação de consensos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

No fim de maio o Datafolha mostrou que 52% dos brasileiros acham que quem não faz parte de grupos de risco deve sair para trabalhar durante a pandemia do novo coronavírus, enquanto 46% acham que todos precisam praticar o isolamento social.

A pesquisa mostrou queda no apoio à medida de contenção ao vírus aconteceu no mesmo período em que o número de casos no Brasil explodiu.

Quem busca ouvir diferentes vozes da sociedade, como veículos de comunicação, às vezes, é alvo de críticas e questionamentos. Afinal, é correto fazer um debate sobre temas da ciência quando uma das partes vai na direção contrária do consenso científico?

A que opiniões dar espaço e voz, ainda mais no debate da ciência, que segue um método, é uma discussão frequente no jornalismo, que às vezes acerta e às vezes erra.

O Café da Manhã desta sexta-feira (5) trata dos limites da promoção de discussões legítimas sem que sejam, na verdade, falsos debates, que desinformam. O episódio também fala sobre que interesses podem existir por trás de pautas anticientíficas.

O entrevistado é o jornalista Carlos Orsi, diretor do Instituto Questão de Ciência, voltado para defesa do uso de evidências científicas nas políticas públicas.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e edição de som de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas