Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã Coronavírus

Qual o rosto e a cor dos mais de 100 mil que morreram pela Covid-19; ouça podcast

Maior parte das vítimas era preta ou parda e morreu em hospitais públicos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

No sábado (8), o Brasil ultrapassou a marca de 100 mil mortes pela Covid-19. Já são mais de 3 milhões de contaminados pouco mais de cinco meses depois de o primeiro caso ser confirmado no país.

A maior parte dos óbitos, porém, reflete desigualdades brasileiras históricas. Segundo levantamento feito pela Folha, 65% das vítimas morreram em hospitais públicos e 71% delas tinham alguma comorbidade. 75% dos que morreram tinham 60 anos ou mais.

Entre os registros com informações raciais, pretos e pardos foram 59% dos mortos – mas, em 31% das mortes, não há informação sobre a cor das vítimas.

Os dados são do Sistema de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde

Nesta segunda (10), o Café da Manhã aborda o fato de a pandemia de Covid-19 ser ainda mais implacável com uma parcela da população. O episódio tem entrevistas com o repórter Emilio Sant'Anna e a médica Jurema Werneck, diretora da Anistia Internacional no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Natália Silva e Renan Sukevicius. Natália Silva e Renan Sukevicius também foram responsáveis pela edição de som.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas