Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

O que está por trás da maior crise militar no governo desde 1977; ouça podcast

Professor da UnB analisa demissão do ministro da Defesa e três comandantes das Forças Armadas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Nesta terça-feira (30), os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica colocaram os cargos à disposição, depois da demissão de Fernando Azevedo e Silva do posto de ministro da Defesa pelo presidente Jair Bolsonaro.

O episódio abriu a maior crise nas Forças Armadas brasileiras desde 1977, quando o então presidente Ernesto Geisel demitiu o ministro do Exército Sylvio Frota.

O presidente Jair Bolsonaro queria remover Edson Leal Pujol do comando do Exército desde que o general expressou posições contrárias às do mandatário --sobre a gestão da pandemia ou uma eventual participação política dos militares, por exemplo.

O ex-ministro deixou a pasta dizendo que preservou as Forças Armadas como instituições de Estado --o que levantou a dúvida sobre se esse papel estaria ameaçado.

O episódio desta quinta (31) do Café da Manhã conversa com o professor da UnB (Universidade de Brasília) Alcides Costa Vaz, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Segurança e Política Internacional, sobre o que a demissão comando das Forças Armadas significa para os militares —e que consequências podem ter no governo Bolsonaro.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha ​na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Guilherme Botacini, Laila Mouallem, Mahara Aguiar e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas