Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Em podcast, Tati Bernardi fala daquilo que é íntimo e inquietante: o estranho familiar

Na pandemia, muita gente teve que lidar com o desconhecido que estava bem debaixo do nariz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O oitavo episódio de Meu Inconsciente Coletivo foi inspirado em um texto de Sigmund Freud que trata do “estranho familiar”. No podcast, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi conversa com grandes profissionais da psicanálise e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. As neuroses são as mesmas, mas o analista muda a cada episódio.

No episódio desta sexta-feira (26), o psicanalista Kwame Yonatan, que articula um projeto de aquilombamento das margens no coletivo Margens Clínicas, fala sobre aquilo que nos perturba e nos constitui: o estranho familiar.

"Este foi um ano de intensificação de vários processos de encontro com este íntimo, que é inquietante –o que resulta no aumento da procura por tratamentos analíticos. As pessoas estão tendo que lidar com o estranho familiar, que é a própria experiência do inconsciente, de lidar com o desconhecido que estava ali perto, debaixo do nariz”, diz.

O podcast, que trata de temas como maternidade, angústia, pânico, remédios e fetiches estranhos, tem participações de Vera Iaconelli, Daniel Kupermann, Christian Dunker, Ilana Katz, Maria Homem, Paulo Schiller, Alvaro Ancona, Lucas C. Bulamah, Pedro Ambra, Bel Tatit e João Haddad.

O Meu Inconsciente Coletivo está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. A edição de som do podcast é de Natália Silva.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.