O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão nesta segunda-feira (29), depois de uma semana em que foi criticado por parlamentares de vários partidos pela condução da política externa na pandemia. No fim de semana, ele havia criticado a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o que o tornou alvo até de aliados do governo.
Antes disso, Araújo já era questionado por ex-chanceleres e diplomatas pela política externa colocada em prática desde que assumiu o posto, em 2019. Diplomata pouco conhecido antes de comandar o Itamaraty, Araújo criou atritos com parceiros comerciais do Brasil e chegou a dizer que o país poderia se tornar um “pária internacional” por defender a liberdade.
Para entender as pressões que levaram à queda do ministro e como fica a política externa do governo Bolsonaro, o episódio desta terça (30) do Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Mathias Alencastro, doutor em ciência política e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Guilherme Botacini, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.