Descrição de chapéu Café da Manhã

A queda de Ernesto Araújo e a diplomacia bolsonarista no Itamaraty; ouça podcast

Chanceler deixa cargo após embates com o centrão e criticado por política externa que isolou o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pediu demissão nesta segunda-feira (29), depois de uma semana em que foi criticado por parlamentares de vários partidos pela condução da política externa na pandemia. No fim de semana, ele havia criticado a senadora Kátia Abreu (PP-TO), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o que o tornou alvo até de aliados do governo.

Antes disso, Araújo já era questionado por ex-chanceleres e diplomatas pela política externa colocada em prática desde que assumiu o posto, em 2019. Diplomata pouco conhecido antes de comandar o Itamaraty, Araújo criou atritos com parceiros comerciais do Brasil e chegou a dizer que o país poderia se tornar um “pária internacional” por defender a liberdade.

Para entender as pressões que levaram à queda do ministro e como fica a política externa do governo Bolsonaro, o episódio desta terça (30) do Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Mathias Alencastro, doutor em ciência política e pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Guilherme Botacini, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.