Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

O contrato de vacinas do governo Bolsonaro que levantou suspeitas dentro do Ministério Público; ouça podcast

Procuradoria vê indícios de crime em contrato de compra da indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O contrato assinado pelo Ministério da Saúde para comprar 20 milhões de doses da Covaxin, vacina produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, entrou na mira do Ministério Público Federal, que viu indícios de crime no processo. A farmacêutica é representada no Brasil pela Precisa Medicamentos.

Um dos pontos do inquérito é o depoimento de um servidor da pasta, que diz ter sofrido "pressão atípica" para garantir a importação da Covaxin, mesmo antes de a vacina ter aval da Anvisa.

O preço pago pelo governo é uma das razões que levantaram suspeitas. Cada dose custou mais de R$ 80, o que faz desse o imunizante mais caro comprado pelo país. Além disso, o prazo acertado para entrega já terminou, e as vacinas não chegaram ao país. A CPI da Covid também vai investigar o caso.

No episódio desta quarta-feira (23), o Café da Manhã conversa com o repórter Vinicius Sassine, da sucursal da Folha em Brasília. Ele fala sobre as investigações e as suspeitas de pressão e de favorecimento na compra da vacina indiana.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Juliana Deodoro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas