Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

O que pensam os 'sommeliers de vacina' e por que eles são um risco à imunização; ouça podcast

Argumentos para escolher qual imunizante tomar vão de necessidade de viajar a teorias da conspiração

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Para algumas pessoas, é a necessidade de viajar para o exterior. Para outras, é a maior eficácia. Tem também quem mencione a origem do imunizante. Esses são alguns argumentos das pessoas que querem escolher qual vacina contra a Covid-19 tomar nos postos de saúde —são os tais “sommeliers de vacina”, como têm ficado conhecidos.

A equipe do Café da Manhã visitou UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em São Paulo para ouvir dessas pessoas por que elas atrasam a própria imunização em busca da vacina de um fabricante específico.

Especialistas têm ressaltado que todos os imunizantes usados no Brasil são seguros e eficazes. E que, pra combater a pandemia, é preciso vacinar a população massivamente. Atrasar a própria vacinação, nesse sentido, pode prejudicar o combate ao coronavírus.

No episódio desta quarta (7) do Café da Manhã, a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo analisa os argumentos de quem tenta escolher qual vacina tomar —e explica por que essa é uma má ideia.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Angela Boldrini, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas