Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

As vaias e os aplausos de católicos a Bolsonaro; ouça podcast

Presidente é recebido por críticos e apoiadores em Aparecida e repórter analisa relação do governo com Igreja Católica

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro interrompeu a programação litorânea dele nesta terça-feira (12) para acompanhar uma missa do dia de Nossa Senhora Aparecida no santuário que fica no interior paulista.

A Igreja Católica é visivelmente refratária ao governo Bolsonaro. Ele é destinatário de repetidas críticas da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). E não foi diferente na passagem por Aparecida (SP). Lá, foi recebido com aplausos e vaias. Horas antes da chegada, o arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, disse: “Para ser pátria amada não pode ser pátria armada”.

O presidente, que foi batizado em 2016 por um pastor evangélico, frequenta cultos com familiares e faz acenos a esses aliados em seu governo, não deixou de se reconhecer como católico. Mas nunca teve, por parte da Igreja Católica, fração significativa de apoio. A má impressão piorou com a pandemia e a crise ambiental.

No episódio desta quarta-feira (13), o Café da Manhã conversa com a repórter da Folha Anna Virginia Balloussier sobre a relação de Bolsonaro com os católicos —e como ela se compara à aliança do presidente com evangélicos.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com colaboração no roteiro de Angela Boldrini e produção de Victor Lacombe. A edição de som é da Natália Silva.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas