Siga a folha

O papel dos observadores internacionais em meio aos ataques às eleições; ouça podcast

Sem apoio do Itamaraty, TSE recuou de convite para que União Europeia acompanhasse o pleito

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) teve que recuar da ideia de ter a União Europeia como observadora nas eleições de 2022. A corte tinha decidido aumentar o número de entidades que vão acompanhar a votação deste ano, mas a iniciativa foi dificultada pela falta de colaboração do Ministério das Relações Exteriores.

Nos bastidores, integrantes da corte dizem que ainda querem insistir no convite. Além disso, o Senado deve convidar membros do Parlamento Europeu para acompanhar o pleito.

O convite faz parte da estratégia do TSE de criar um discurso que fortaleça a Justiça Eleitoral diante da ofensiva do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônicas.

Nesta quinta-feira (5), o Café da Manhã trata do trabalho dos observadores internacionais nas eleições. No episódio, o cientista político David Fleischer —que já foi observador da Organização dos Estados Americanos em eleições no Brasil, na Argentina e no Uruguai— fala sobre o papel desses atores numa disputa como a deste ano, que deve ser marcada por ataques e contestações.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes e Laila Mouallem. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas