Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Senado vai convidar Parlamento Europeu para observar eleições e contornar veto do governo

TSE teria desconvidado União Europeia depois de reação negativa da administração de Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Senadores decidiram convidar o Parlamento Europeu para observar as eleições brasileiras neste ano.

A decisão foi tomada depois que ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se reuniram com um grupo de senadores e informaram que o governo de Jair Bolsonaro tinha vetado a presença de uma equipe da União Europeia (UE) no Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro em cerimônia de despedida dos ministros que deixam o governo para concorrer às eleições - Pedro Ladeira - 31.mar.22/Folhapress

De acordo com parlamentares, o relato foi feito pelos ministros Alexandre de Moraes, que integra o tribunal, e Luís Roberto Barroso, que presidiu a corte eleitoral até fevereiro.

O TSE chegou a enviar uma carta para a UE em março, convidando o bloco para se somar a entidades que vão acompanhar o pleito brasileiro. Uma delegação europeia já visitaria o país neste mês.

A iniciativa causou contrariedade no Palácio do Planalto, segundo os magistrados relataram aos senadores.

O Itamaraty emitiu até mesmo um comunicado dizendo que não era "da tradição do Brasil ser avaliado por organização internacional da qual não faz parte".

Como antecipou o Nexo Jornal, a reação do governo levou o TSE a "desconvidar" os europeus para a missão.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) relatou à coluna que um grupo de senadores formado também por Tasso Jereissati (PSDB-CE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Simone Tebet (MDB-MS), Marcelo Castro (MDB-PI) e Eduardo Braga (MDB-AM) decidiu chamar os observadores de outros parlamentos do mundo para observarem as eleições.

De acordo com Randolfe Rodrigues (Rede-AP), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já deu aval à proposta. "Já estou preparando o convite", afirma ele.

O TSE está mobilizado para dar a maior transparência possível ao processo eleitoral brasileiro como meio de se contrapor às tentativas do presidente Jair Bolsonaro de desacreditar as urnas eletrônicas.

Entre outras medidas, a corte criou uma Comissão de Transparência das Eleições integrada por representantes de diversos órgãos e universidades —e inclusive pelas Forças Armadas.

Bolsonaro, que aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, atrás de Lula, tem insistido que o processo de votação pode ter falhas e chegou até mesmo a dizer que as Forças Armadas deveriam participar da contabilização dos votos.

FERNANDA, PRESENTE

O comentarista Walter Casagrande Jr. prestigiou a atriz Maria Ribeiro, que na semana passada estreou uma nova montagem do espetáculo "Pós-F", no Teatro Porto Seguro, em São Paulo. Inspirada em obra da escritora Fernanda Young, a peça tem direção de Mika Lins. A estilista Adriana Meira e o músico Tim Bernardes também estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.