Siga a folha

Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Nova temporada de Meu Inconsciente Coletivo leva personagens de séries para o divã

Tati Bernardi e psicanalistas analisam protagonistas de sucessos como 'Girls', 'Fleabag' e 'Euphoria'

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Depois de se debruçar sobre grandes personagens da literatura, o podcast Meu Inconsciente Coletivo retorna para a quinta temporada a partir desta sexta-feira (29) levando ao divã protagonistas marcantes de séries e filmes.

Em oito episódios, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi convida psicanalistas para analisar personagens que foram fundamentais na sua formação como escritora, estudante de psicanálise e, como ela brinca, "neurótica de carteirinha".

"Achei que os psicanalistas convidados, sabidamente grandes leitores, demorariam a sugerir séries, em detrimento da agilidade com a qual sugeriram livros, mas foi divertido ver que estavam todos empolgadíssimos para falar de entretenimento, e que séries como 'I May Destroy You' e 'White Lotus' foram pedidas pela maioria deles", diz Tati.

O primeiro episódio trata de Hannah Horvath, personagem de Lena Dunham na série "Girls", da HBO. A convidada é a psicanalista Marielle Kellermann Barbosa, formada pela USP e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo.

Ouça o podcast:

"A Hannah tinha um sintoma que era quase impeditivo da vida dela", diz Marielle ao relembrar a obsessão da protagonista com o número oito e a repetição compulsiva de algumas ações. "É algo que vai levando a pessoa a uma situação que vai impedindo a vida, esse grau de sofrimento. O sintoma obsessivo é uma defesa, ele vai tentando dar conta de uma angústia. A questão é a gente tentar entender que angústia é essa que está por trás."

Participam ainda da temporada os psicanalistas Rodrigo Alencar, Maíra Marcondes Moreira, Renally Xavier, Clarice Pimentel Paulon, Rafael Alves Lima, João Haddad e Fabiane Secches.

Além das séries já citadas, personagens de "Euphoria", "Fleabag", "Cenas de um Casamento", "A Amiga Genial" e do filme "Parasita" também estarão no divã da quinta temporada do Meu Inconsciente Coletivo.

Os novos episódios do podcast são publicados as sextas, às 8h. As quatro primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos principais aplicativos. Elas tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

MEU INCONSCIENTE COLETIVO
QUANDO sextas, às 8h
ONDE nas principais plataformas de podcast

No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas