Siga a folha

Podcast explica os impactos da crise na Argentina em ano de eleições

Repórter conta como população lida com hiperinflação de 100% ao ano e aumento da pobreza

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Argentina começa a se preparar para a eleição presidencial de outubro em um quadro de deterioração econômica que impacta diretamente o cotidiano. O país tem 43% da população abaixo da linha da pobreza, 70% dos novos trabalhos são informais e há uma hiperinflação de mais de 100% ao ano.

A província de Buenos Aires registra um crescimento no número de favelas, e a precariedade social demanda subsídios crescentes do Estado —auxílios em energia e transporte consomem mais do que o orçamento da saúde e da educação. Nas ruas, porém, o consumo e o turismo crescem, num aparente paradoxo.

Com uma seca histórica também prejudicando a economia, o governo de Alberto Fernández não consegue resolver problemas estruturais; em 40 anos de democracia, foram nove grandes crises, que deixaram o PIB per capita estagnado. Uma candidatura à reeleição do atual presidente é praticamente descartada, deixando o cenário político ainda mais incerto.

O Café da Manhã desta quarta (29) conta como os argentinos sentem a degradação econômica e analisa a condução da economia em ano eleitoral. O repórter da Folha Fernando Canzian, que esteve em Buenos Aires, também discute eventuais impactos da crise para o Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem. A edição de som é de Raphael Concli.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas