Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã LGBTQIA+

Podcast: o que atletas e estudos dizem sobre a participação de pessoas trans no esporte

Pesquisas científicas ainda são limitadas, e federações internacionais têm estabelecido regras mais rígidas

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Os questionamentos sobre o desempenho de pessoas trans no esporte são cada vez mais frequentes e costumam ganhar tração principalmente quando mulheres trans alcançam bons desempenhos, como aconteceu com a nadadora americana Lia Thomas no ano passado.

Mas, hoje, a ciência ainda não consegue responder com precisão se essas atletas têm vantagens em competições e quais seriam elas. As organizações esportivas são cobradas para regulamentar a participação, ante o desafio de encontrar parâmetros com respaldo científico, não motivados por bandeiras ideológicas alimentadas por preconceito.

Em 2021, o Comitê Olímpico Internacional delegou às federações a tarefa de estabelecer as regras em cada esporte. Algumas entidades criaram parâmetros mais rígidos que os anteriores, como as de natação e atletismo, que nos últimos meses passaram a barrar mulheres trans que tenham feito a transição de gênero depois da puberdade.

O Café da Manhã desta sexta-feira (19) explica por que atletas trans querem competir nas categorias com as quais se identificam e o que dizem pesquisadores sobre as dúvidas a respeito da inclusão no esporte profissional. O episódio ouve o jogador de tênis de mesa Luca Kumahara, a jogadora de vôlei Tifanny Abreu, o especialista em fisiologia do esporte Bruno Gualano, as pesquisadoras Joanna Harper e Waleska Vigo Francisco e Gustavo Cavalcanti, professor de patinação artística e pai da patinadora Maria Joaquina.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Daniel Castro e Gabriela Mayer, com produção de Laila Mouallem e Priscila Camazano. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas