Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Podcast discute o julgamento no TSE que pode tornar Bolsonaro inelegível

Corte deve contrariar tese que absolveu chapa Dilma-Temer e impactar xadrez político do país

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O Tribunal Superior Eleitoral se prepara para julgar na quinta-feira (22) a ação que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos. O político é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, realizada quando ele ainda era presidente.

No encontro, transmitido pela TV Brasil, Bolsonaro fez ataques e acusações sem provas contra o sistema eleitoral. A ação foi apresentada pelo PDT e é hoje a mais adiantada de uma série de processos contra o ex-presidente —ela ganhou corpo neste ano com a inclusão da minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

O corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, avalia ser impossível separar o ataque às urnas eletrônicas na reunião de todo o contexto golpista ligado a Bolsonaro. A posição, que tem tido respaldo dos demais integrantes do TSE, contraria a tese que, na mesma corte, absolveu a chapa de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) em 2017.

A defesa de Bolsonaro diz que a reunião com embaixadores foi um ato de governo e que as falas estão protegidas pela liberdade de expressão. A Folha mostrou que o clima na equipe jurídica do político —chefiada pelo advogado Tarcisio Vieira de Carvalho, ex-ministro do TSE— é de pessimismo. Os reflexos da possível inelegibilidade no xadrez eleitoral do país dividem opiniões em Brasília.


O Café da Manhã desta segunda-feira (19) conta como está o clima no TSE às vésperas do julgamento, explica quais devem ser os argumentos jurídicos de um lado e de outro e analisa os desdobramentos do caso no mundo político. O podcast entrevista Matheus Teixeira, repórter da Folha em Brasília.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer, Gustavo Simon e Angela Boldrini, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Priscila Camazano. A edição de som é de Raphael Concli.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas