Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast explica gravidade do surto de febre maculosa e como prevenir a doença

Doença transmitida por carrapato é causa confirmada de três mortes em São Paulo nesta semana; região de Campinas trata casos como surto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cidade de Campinas, no interior de São Paulo, informou sobre um quinto e um sexto casos suspeitos de febre maculosa. A região trata a situação como um surto da doença, transmitida por carrapatos infectados pela bactéria Rickettsia.

Nesta semana, as autoridades sanitárias paulistas confirmaram três mortes em decorrência da enfermidade. Um quarto óbito é analisado e o resultado de exames é aguardado para confirmação.

O surto está ligado a uma fazenda que recebeu eventos no final de maio e começo de junho. Os casos chamaram atenção para a doença, que tem alta letalidade e ocorre também em outras partes do país, principalmente nas regiões Sudeste e Sul, em trechos de mata silvestre e beira de rios.

No ano passado, segundo o Ministério da Saúde, foram 190 casos registrados de febre maculosa no Brasil, com 70 mortes confirmadas.

O Café da Manhã desta quinta-feira (15) fala da gravidade do surto de febre maculosa e conta como ele acontece. O veterinário e pesquisador do Instituto Pasteur Adriano Pinter explica como prevenir e identificar a doença.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Priscila Camazano. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.