Siga a folha

Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast debate modelo de privatizações no Brasil após apagão em São Paulo

Regiões da capital ficaram mais de 72 horas sem luz; concessionária Enel diz que ventos fortes danificaram rede de distribuição

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O modelo de privatizações no Brasil voltou ao debate político depois de um apagão que se estendeu por mais de 72 horas em algumas regiões de São Paulo —o serviço é operado em partes por uma concessionária privada. Uma chuva na tarde de sexta-feira (3) afetou 4,2 milhões de domicílios no estado, e pouco mais de 10% seguiam sem luz nesta segunda (6).

Segundo a Enel, a chuva e ventos de mais de 100 km/h danificaram trechos inteiros da rede de distribuição, e profissionais trabalham 24 horas nas ruas. Mas a empresa se tornou alvo de críticas da população, obrigada a improvisações, e foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor; o Ministério Público também vai apurar se houve omissão da empresa.

Políticos usaram esse caso —bem como outros recentes, em São Paulo e outros estados— para defender ou criticar as privatizações, abastecendo a divisão presente nesse debate desde o começo do Programa Nacional de Desestatização. Uma pesquisa Datafolha feita em abril mostrou que 45% dos brasileiros são contra a venda de estatais; 38% apoiam.

O episódio desta terça-feira (7) do Café da Manhã discute os modelos de privatização no Brasil, fala do que pode causar a piora de serviços (e do que depende a melhora) e analisa o papel do Estado depois da venda das empresas. O podcast entrevista Sérgio Lazzarini, pesquisador do Insper e autor do livro "A Privatização Certa".

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Podcast Café da Manhã - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas