Siga a folha

Descrição de chapéu Todas

Modo de Viver: como lidar com a ansiedade em um mundo instável

Podcast investiga de que forma esse mecanismo evolutivo se tornou um transtorno e debate ferramentas para lidar com ele

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Diante da ameaça de perigo, é normal que os animais sintam o coração acelerar, os músculos se tornarem mais rígidos e o pensamento ficar menos propenso a avaliar todos os lados de uma situação.

Essa qualidade evolutiva ajuda a definir a hora de lutar ou a hora de fugir e pode ser bem útil diante de predadores. Mas, no caso dos humanos, parece ter extrapolado a linha do que é de fato útil e se tornado um transtorno.

Para entender como lidar com a ansiedade crescente em um mundo de ameaças concretas, o primeiro episódio do podcast Modo de Viver investiga por que esse mecanismo evolutivo se tornou um transtorno, como identificar a hora de procurar ajuda e quais ferramentas existem para lidar com esse sentimento.

A repórter Bárbara Blum, apresentadora e produtora da série, conversou com especialistas, ouviu histórias de pessoas que sofrem com o transtorno e reuniu experiências práticas de iniciativas que procuram mitigar a crise de saúde mental que se apresenta hoje.

Segundo a psicóloga Luana Marques, que é professora na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, e presidente da Associação Americana de Ansiedade e Depressão, a ansiedade é um termo guarda-chuva que abarca vários diagnósticos e CIDs (Classificação Internacional de Doenças).

A diferença se dá pelo foco da ansiedade, que pode ser generalizada, caracterizada por sintomas como tensão muscular, dificuldade de dormir, irritação prolongada por meses, ou gatilhos específicos, como fobia social. O tanto que a ansiedade interfere na vida também faz diferença no diagnóstico de uma crise pontual ou de uma questão crônica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil lidera o ranking dos países com maior incidência de ansiedade no mundo. Uma pesquisa Datafolha sobre saúde mental feita em agosto de 2023 mostrou que 21% dos brasileiros já tiveram diagnóstico de transtorno de ansiedade ao longo da vida.

Segundo a psicóloga e doutora em saúde pública Jeane Tavares, diante de uma economia instável, uma desigualdade social profunda, ameaças constantes na segurança pública e o colapso climático, é difícil dizer que todo mundo que está angustiado está passando do ponto do que se considera razoável.

O podcast Modo de Viver tem oito episódios e é publicado às quartas-feiras.

A edição de som é de Laila Mouallem. A coordenação é de Victoria Damasceno, Magê Flores, Daniel Castro e Roberto de Oliveira, e a identidade visual, de Catarina Pignato. O projeto tem apoio da Libbs.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas