Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2018

Gustavo Franco será coordenador econômico de Zema em MG

Economista trabalhou com João Amoêdo na campanha presidencial

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Belo Horizonte

O economista Gustavo Franco, coordenador do programa econômico do candidato João Amoêdo (Novo), vai migrar para a campanha de Romeu Zema, candidato do partido ao governo de Minas Gerais. Ao contrário do presidenciável Amoêdo, Zema passou para o segundo turno e disputará com Antonio Anastasia (PSDB). 

O empresário de Araxá (MG), do setor de varejo e combustíveis, chegou à frente no primeiro turno impulsionado por votos antipetistas e eleitores de Jair Bolsonaro (PSL). Caso Zema seja eleito, Franco será o coordenador da equipe econômica no governo de Minas Gerais. 

O economista Gustavo Franco, que coordenou a parte econômica da campanha de João Amoêdo (Novo) e vai atuar na campanha de Romeu Zema (Novo) no 2º turno em MG - Danilo Verpa - 18.abr.2018/Folhapress

O economista foi um dos formuladores do Plano Real e defende as ideias liberais adotadas pelo Novo. Franco foi ex-presidente do Banco Central, é empresário, professor e consultor. Esteve no PSDB até ano passado, quando passou a apoiar o Novo.

Franco afirmou que o programa desenvolvido para Amoêdo será adaptado para Minas Gerais. O estado vive grave crise fiscal e, para o economista, o déficit pode ser ainda maior do que o previsto na Lei Orçamentária Anual de 2019, de R$ 11,4 bilhões. 

Franco defende a diminuição do estado, ideia explicitada por Zema em um debate de TV: "o carrapato está ficando maior do que a vaca". O empresário quer a simplificação e diminuição de impostos, além de cortes de "mordomias e privilégios" do setor público. 

O programa do Novo também defende a privatização de estatais. Em entrevista à Folha, Zema disse que isso pode ser feito em Minas, se eleito, no médio e longo prazo. 

"As estatais, caso privatizadas hoje, vão ser irrelevantes diante do tamanho do déficit. A prioridade é deixar essas empresas muito bem geridas para que, no médio e longo prazo, a gente estude uma privatização, se elas estiverem com bom valor de mercado e exclusivamente se trouxerem benefício para o consumidor. Não quero trocar um monopólio estatal por um privado, quero competição", afirmou.

 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas