Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2022

Ipec: Haddad lidera com 41%, seguido de Tarcísio (31%) e Rodrigo (22%) em SP

Pesquisa, com total de votos válidos, mede intenções na véspera do primeiro turno

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Fernando Haddad (PT) manteve a vantagem na corrida pelo Governo de São Paulo, registrando 41% dos votos válidos na pesquisa Ipec divulgada neste sábado (1º), véspera do primeiro turno.

Em seguida, aparecem o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), com 31% e 22% respectivamente. Tarcísio oscilou dentro da margem de erro (tinha 29% na pesquisa anterior) e Rodrigo continuou com o mesmo percentual.

Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB), candidatos ao Governo de São Paulo - Marlene Bergamo e Bruno Santos/Folhapress

O levantamento, contratado pela TV Globo, ouviu 2.000 pessoas em 83 municípios do estado, entre sexta-feira (29) e este sábado, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Carol Vigliar (UP), Altino Júnior (PSTU), Elvis Cezar (PDT), Gabriel Colombo (PCB), Vinicius Poit (Novo) e Edson Dorta (PCO) têm 1% cada. Antonio Jorge (DC) não pontuou.

A pesquisa mostra também que Haddad é o candidato mais rejeitado no estado. Não votariam no petista 34% (eram 33% na rodada anterior) dos entrevistados. Já a rejeição de Tarcísio é de 21% (eram 20%) e a de Rodrigo, 10% (eram 9%).

No cenário de eventual segundo turno entre Haddad e Tarcísio, o petista tem 42% e empata tecnicamente com o bolsonarista, que possui 38%. Brancos e nulos são 13%, e 7% não sabem.

Entre Haddad e Rodrigo, o placar é de 40% a 38%, o que também configura empate técnico. Brancos e nulos são 16%, além de 7% que não sabem.

Entre Rodrigo e Tarcísio, o tucano tem 34% contra 36% do bolsonarista (situação de empate). Brancos e nulos são 19% e 11% não sabem.

O Ipec foi criado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades no mês anterior em razão do término de um acordo de licenciamento. O registro da pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral é SP-05847/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral é BR-03126/2022.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas