Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

TCU não registra irregularidades em conferência de votos nas eleições

Instituição checou dados de mais de 500 urnas ativas no primeiro turno do pleito

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O TCU (Tribunal de Contas da União) não verificou irregularidades no processo de conferência de votos para os cargos de senador, governador e presidente no primeiro turno destas eleições.

Ao todo, 15 auditores do corpo técnico da corte checaram os dados coletados em 560 boletins de urnas eletrônicas selecionadas aleatoriamente no domingo (2). O trabalho começou às 17h do dia da votação e acabou na manhã de segunda-feira (3).

Urnas são montadas para as eleições em escola, seguindo as orientações da Justiça Eleitoral para elaboração do pleito - Gabriela Biló - 1º.out.22/Folhapress

A amostra, que segundo o TCU tem grau estatístico de confiabilidade de 99%, foi comparada aos resultados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O presidente em exercício do tribunal, ministro Bruno Dantas, disse que a auditoria não registrou nenhuma inconsistência de dados, ao iniciar a sessão plenária desta quarta (5).

Este relatório, que foi enviado ao TSE, não ficará público por ora. Ele será anexado ao processo de auditoria que o TCU abriu sobre o tema.

Um grupo de 54 auditores do TCU (dois em cada unidade da federação) também acompanhou o sorteio, no sábado, e o teste, no domingo, das urnas nas quais foram aplicados os testes de integridade. Eles também não verificaram irregularidades.

A prova, feita no dia da eleição, tem por objetivo checar se as urnas registram os votos corretamente. Para isso é feita uma simulação da votação.

Além disso, eles estiveram na emissão da zerésima (extrato emitido antes da eleição comprovando que a urna está zerada) e constataram normalidade no processo.

"Diante disso, além de parabenizar toda a equipe responsável pelo empenho na condução dos trabalhos, registro o sucesso desta ação de fiscalização realizada por esta corte, que evidenciou, uma vez mais, a transparência do sistema eleitoral brasileiro", disse Dantas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas