Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidentes do TCU e TSE se reúnem para falar de auditoria das urnas

Bruno Dantas e Alexandre de Moraes deve falar ainda sobre contagem paralela do Ministério da Defesa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Bruno Dantas, apresenta nesta segunda-feira (26) ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, os desdobramentos da auditoria das urnas feita pela corte de contas.

Eles devem conversar também sobre o que o TCU fará no dia da eleição a partir das informações solicitadas ao Ministério da Defesa sobre os critérios para a contagem paralela de votos.

0
O presidete do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas, em entrevistas da Folha e do UOL, em estúdio compartilhado em Brasília (DF). (Foto: Everton Soares/UOL/Folhapress) - UOL/Folhapress

O TCU (Tribunal de Contas da União) enviou na quarta-feira (21) ao Ministério da Defesa uma série de questionamentos a respeito da checagem paralela das urnas que a pasta pretende fazer nas eleições deste ano.

O ofício pergunta, por exemplo, se a intenção é comparar o resultado da apuração com o placar da eleição. E, caso sejam achadas divergências entre os dados da checagem com os do TSE, quais testes as Forças Armadas farão para conferir as informações.

O TCU tem feito um trabalho paralelo de defesa das urnas, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) questiona sua segurança. No próximo domingo (2), planeja fazer a checagem paralela da totalização de votos usando os dados dos boletins de 4.161 urnas nos 26 estados e no Distrito Federal.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.