Siga a folha

Descrição de chapéu Grande São Paulo

Ensaio fotográfico mostra xodós de moradores do ABC

Lista de atrações inclui ruínas industriais, prainha, restaurantes flutuantes e escultura de Tomie Ohtake

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O fotógrafo Rivaldo Gomes, 60, mora há 54 anos em Santo André, no ABC paulista. Em ensaio para a Folha, capturou alguns dos pontos que considera mais importantes na região.

Em um único dia, Gomes percorreu as três cidades —Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul—, além do distrito de Paranapiacaba, que fica a cerca de 40 minutos de carro de Santo André, município ao qual pertence.

“Essa vila é o xodó da região. Quem mora no ABC costuma ir para lá para pegar um clima mais frio, com neblina”, explica Gomes. 

Outras paisagens que estão no ensaio são o parque Prefeito Celso Daniel. Gomes explica que o local, onde antes funcionou um clube da General Electric, é o parque mais conhecido de Santo André, aonde os moradores vão para relaxar e fazer caminhadas.

Também na cidade, em frente ao seu paço municipal, há uma escultura da artista plástica japonesa naturalizada brasileira Tomie Ohtake (1913-2015).

Em São Caetano, o fotógrafo registrou as ruínas das indústrias Matarazzo. Já em São Bernardo, escolheu a prainha do Riacho Grande, onde, conta, as pessoas se reúnem para tomar sol e cerveja aos fins de semana. Por ali há também restaurantes flutuantes. 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas