Siga a folha

Descrição de chapéu Álbum de viagem

Série de fotos panorâmicas mostra interior de igrejas londrinas

Combinação de fotos permite visão de 180 graus da nave central dos templos

Imagem feita embaixo do domo da catedral de St. Paul, em Londres, na interseção entre os quatro braços da igreja - Peter Li

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

​A grandiosidade de algumas catedrais pode deixar o visitante atordoado no início. Essa era a sensação que o fotógrafo Peter Li, 37, nascido em Hong Kong, tinha ao visitar construções da época vitoriana em Londres, cidade onde mora desde 2001. 

Desde o início do ano passado, ele tenta transmitir essa sensação em fotos, que deram origem à série “Omniscience” (onisciência), composta por “vertoramas” (panorâmicas verticais). Nas imagens, dá para ter uma visão de 180 graus da nave central da igreja. 

Por enquanto, a única imagem feita fora da Inglaterra é da catedral Hallgrímskirkja, em Reykjavik, na Islândia, registrada durante uma viagem com sua família. "O sol estava bem forte e havia muitos turistas lá. Não pude armar o tripé, então fotografei tudo com a câmera na mão", lembra Li.  

Para registrar os quadros que compõem uma foto, Li usa um adaptador para o tripé, que permite movimentar a câmera em um eixo. Cada sessão leva de duas a três horas. Depois, ele une as imagens digitalmente e faz ajustes de cor e de luz. “Monto até 18 versões antes de ficar satisfeito.”

Além das igrejas, ele também fotografou pontos turísticos famosos de Londres, como o Museu de História Natural, em cujo hall principal está armado um grande esqueleto de baleia. 

A série rendeu a Li um prêmio de fotografia amadora no Epson International Pano Awards 2018.

O fotógrafo diz que pretende montar uma exposição com o trabalho. Por enquanto, as fotos podem ser vistas em seu perfil no Instagram.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas