Babel Paulistana

Guia de cultura imigrante em São Paulo

Babel Paulistana - Flávia Mantovani
Flávia Mantovani
Descrição de chapéu refugiados

Festa do Imigrante em SP terá comida de 43 países, música, dança e histórias infantis

Tradicional evento volta a ser presencial e será neste fim de semana no Museu da Imigração, na Mooca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Almoçar comida lituana, aprender uma receita indiana, assistir a um coral coreano ou a um grupo folclórico boliviano, comprar bonecas russas ou artesanato de Moçambique, aprender dança armênia… Com experiências artísticas e gastronômicas de 43 países, a Festa do Imigrante permite conhecer a cultura de vários cantos do mundo em um espaço só.

Depois da versão online em 2020 devido à pandemia, o tradicional evento paulistano voltará a ser realizado presencialmente, de sexta (17) a domingo (19), das 10h às 18h. Será, como de costume, no Museu da Imigração, na Mooca, ao lado da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, que abrigava os europeus e japoneses recém-chegados no século passado.

Apresentação de dança coreana na edição de 2019 da Festa do Imigrante
Apresentação de dança coreana na edição de 2019 da Festa do Imigrante - Cenaviva Imagens/Divulgação

Haverá mais de 50 expositores de alimentação, 25 de artesanato e 38 grupos artísticos no palco montado no jardim. Entre as opções, tendas de comida da Costa do Marfim, Noruega, Portugal, Venezuela e Alemanha, artesanato da Palestina e do Senegal, oficinas de charuto sírio, ceviche peruano e macramê árabe, aula de dança folclórica húngara e bailinho da Ilha da Madeira e apresentações de flamenco espanhol, percussão togolesa e danças gregas.

Para as crianças, haverá sessões de contação de histórias temáticas no espaço infantil de leitura. Neste ano, também haverá uma feira de pequenos produtores, com antepastos, azeites, chocolates, queijos, pães, vinho e mel.

As performances artísticas serão transmitidas ao vivo no canal do Museu do Imigrante no YouTube.

Quem quiser aproveitar para conhecer o museu poderá visitar as exposições disponíveis, respeitando a lotação máxima de cada ambiente.

Bonecas russas à venda na Festa do Imigrante
Bonecas russas à venda na Festa do Imigrante - Antonio Siqueira e Daniela Castro/Divulgação

Para entrar, será necessário apresentar comprovante de vacinação com as duas doses ou a dose única contra a Covid-19. Aqueles que tiverem tomado apenas uma dose terão que apresentar o teste PCR (feito, no máximo, 48 horas antes) ou o teste antígeno (feito até 24 horas antes).

Para quem tiver interesse na programação envolvendo a comunidade árabe, indico este texto com dicas do Orientalíssimo, blog do meu colega Diogo Bercito especializado nessa temática.

26ª Festa do Imigrante. R. Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca, São Paulo. 17, 18 e 19.dez, das 10h às 18h (bilheteria até as 17h). Ingressos pelo site: R$ 10 (meia-entrada: R$ 5, crianças até 7 anos não pagam). Programação completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.