Babel Paulistana

Guia de cultura imigrante em São Paulo

Babel Paulistana - Flávia Mantovani
Flávia Mantovani

Curso de idiomas com professores refugiados abre turmas de espanhol e francês

Negócio social do Instituto Adus capacita profissionais de países como Venezuela, Camarões e Togo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O curso de idiomas ‘Nós, o mundo’, negócio social com professores refugiados, está com matrículas abertas para as turmas de 2022.

O projeto, criado há seis anos pela organização sem fins lucrativos Instituto Adus (Instituto de Reintegração do Refugiado), permite aprender francês com um professor do Togo ou de Camarões e espanhol com um venezuelano, colombiano ou cubano, por exemplo. A ideia é reunir o conhecimento linguístico de refugiados que vivem no Brasil à troca cultural que sua experiência de vida pode proporcionar,

A professora de francês Adrienne, de Camarões
A professora de francês Adrienne, de Camarões, que faz parte da escola de idiomas Nós, o mundo - Divulgação/Antonia Souza

Atualmente, há 50 professores cadastrados de três idiomas (espanhol, francês e inglês). Neste ano, haverá turmas de francês (presenciais e online) e espanhol (online).

Para dar aulas, os refugiados recebem treinamentos e capacitações em uma metodologia própria.

Segundo o instituto, o valor cobrado pelas aulas se destina a um pagamento justo para os professores e à manutenção de outros projetos do instituto, que há 12 anos auxilia refugiados na cidade de São Paulo.

A escola de idiomas recebeu duas vezes o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura Municipal de São Paulo e, no ano passado, foi indicado ao Prêmio Ecoa, na categoria ‘Iniciativas que inspiram’.

As inscrições vão até 5 de março no site nosomundo.org.br, e as aulas começam no dia 14.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.