Baú do Cinema

A memória dos filmes e onde encontrá-los

Baú do Cinema - Hanuska Bertoia
Hanuska Bertoia

Streaming gratuito traz filmes de Tônia Carrero dos anos 1950

No centenário da atriz, Itaú Cultural Play disponibiliza longas produzidos pela Vera Cruz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A atriz Tonia Carrero em 'Apassionata'
A atriz Tônia Carrero em cena de 'Apassionata' (1952) - Cinemateca Brasileira

O centenário da atriz Tônia Carrero, completado neste mês, é celebrado no serviço de streaming Itaú Cultural Play com uma mostra gratuita de três filmes da diva, produzidos pela Companhia Vera Cruz nos anos 1950.

A seleção integra programação especial do Itaú Cultural em homenagem à atriz, que tem como ponto principal a exposição 'Ocupação Tônia Carrero', aberta neste sábado (13) para o público.

Os longas poderão ser vistos até fevereiro de 2023 e são parte de uma parceria do Itaú Cultural com a Cinemateca Brasileira. Confira abaixo os três filmes disponibilizados.

Alselmo Duarte e Modesto de Souza em cena de 'Tico-Tico no Fubá'
Alselmo Duarte e Modesto de Souza em 'Tico-Tico no Fubá' (1952) - Cinemateca Brasileira

TICO-TICO NO FUBÁ (1952)
O longa dirigido por Adolfo Celi é uma biografia romantizada e ficcional do compositor Zequinha de Abreu, autor do clássico ‘Tico-Tico no Fubá’, vivido por Anselmo Duarte. Tônia interpreta Branca, amazona de um circo que se apresenta na cidade de Abreu, Santa Rita do Passa Quatro (SP).

Os dois se apaixonam, e em um dos encontros o compositor cria ‘Tico-Tico’ para a Branca. Abreu cogita partir com a amada, mas fica na cidade e se casa com a noiva Durvalina. Mas a lembrança da amazona continua a persegui-lo por anos.

Além de Tônia e Anselmo, o longa, um dos grandes sucessos da Vera Cruz, tem no elenco o ator Zbigniew Ziembinski, como o dono do circo em que Branca trabalha, e sua trilha é assinada pelo maestro Radamés Nagtalli. O filme foi indicado ao Grande Prêmio do Festival de Cannes em 1952.

Tonia Carrero e Anselmo Duarte em 'Apassionata'
Tônia Carrero e Anselmo Duarte em 'Apassionata' (1952) - Cinemateca Brasileira

APASSIONATA (1952)
Este drama dirigido por Fernando de Barros tem clima de mistério. No longa, Tônia é a pianista Silvia Nogalis, célebre intérprete de Beethoven. Em uma noite de apresentação, seu marido, o maestro Hauser, se suicida. Logo polícia e imprensa descobrem que a relação do casal passava por uma crise, e Silvia e seu motorista tornam-se suspeitos de assassinato.

Para fugir da repercussão, ela decide se afastar da vida artística. Vai para o litoral, onde conhece Pedro, diretor de um reformatório para jovens. O personagem é interpretado por Anselmo Duarte, em mais um par romântico com a atriz. No entanto, um mal-entendido acaba separando o casal.

Tônia ilumina a tela e é o grande destaque do filme, mas vale lembrar de outras presenças ilustres no elenco. Zbigniew Ziembinski volta a atuar ao lado da atriz, como o maestro Hauser, e Paulo Autran é o advogado de Silvia.

Tônia Carrero em cena de 'É Proibido Beijar' (1954)
Tônia Carrero e Ziembinski em cena de 'É Proibido Beijar' (1954) - Divulgação''

É PROIBIDO BEIJAR (1954)
O último filme de Tônia na Vera Cruz é uma comédia romântica, com um roteiro repleto de confusões até se chegar ao final feliz.

A atriz interpreta June, filha de um rico americano. Ao chegar ao Brasil, a jovem se passa por uma estrela de Hollywood, convencendo o jornalista Eduardo (Mário Sérgio). ‘Cronista mundano’, como é chamado na redação, ele havia recebido a missão de entrevistar a atriz americana.

O trote de June custa o emprego ao jornalista, mas os dois se envolvem romanticamente. Mas há um empecilho para o casal, uma aposta entre June e o pai milionário: ela tem de viver cinco dias às custas de um homem sem beijá-lo.

Outros rostos conhecidos do público estão no filme, entre eles Ziembinski, como o pai de June, e Paulo Autran. Inezita Barroso interpreta a noiva do jornalista, uma cantora, com direito à interpretação das músicas 'João Baião' e 'Que é Amor'.

SERVIÇO
Itaú Cultural Play
https://www.itauculturalplay.com.br/

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.