Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets chuva

Grupo resgata cães e gatos em escombros e áreas de risco após temporal no litoral norte de SP

Prefeitura de São Sebastião e Fundo Social de SP pedem doações de ração e vermífugo; cães farejadores buscam vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As chuvas históricas que atingiram o litoral norte de São Paulo no fim de semana passado e deixaram um rastro de destruição afetam também animais de estimação. Alguns ficaram presos em escombros, outros foram deixados em áreas de risco ou se perderam dos tutores.

Integrantes do Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres) seguiram para São Sebastião, município mais afetado pelo temporal, e se integraram ao posto de comando, com a Defesa Civil. Nesta terça (21), o governo do estado informou que oito voluntários do grupo já assistiram 50 animais, sendo que 19 deles —cães e gatos— foram resgatados.

Grad resgata animais em São Sebastião
Voluntários do Grad resgatam animais em São Sebastião - Grad

"Muitas pessoas só conseguiram fugir com a roupa do corpo. Estamos em campo buscando os animais que ficaram em áreas de risco, muitas já sem energia elétrica. Alguns tutores estão indo conosco para nos mostrar onde os animais ficaram. Alguns estão desde domingo sem ração e sem água", diz a médica veterinária e bombeira civil Carla Sássi, que está na operação do Grad.

Os pets resgatados pelo grupo estão sendo levados para o Instituto Verde Escola, em Barra do Sahy; e para escolas em Topolândia e Boiçucanga.

No domingo (19), a prefeitura abriu um abrigo provisório na Escola Municipal Professora Patricia Viviani Santana, Topolândia, para receber os animais de famílias afetadas pelas chuvas.

O Fundo Social de Solidariedade da cidade está recebendo doações de ração em sua sede, na rua Capitão Luiz Soares, 33, centro, e na Regional Boiçucanga, na avenida Walkir Vergani, 36.

Segundo informações do governo do estado, o Fundo Social de São Paulo ampliou a campanha em prol das vítimas e também vai arrecadar ração e sachê para cães e gatos, vermífugo, antipulgas e tapetes higiênicos.

As doações podem ser feitas das 8h às 17h no depósito do FUSSP, na avenida Marechal Mario Guedes, 301, no Jaguaré, zona oeste da capital paulista. Os produtos serão encaminhados pela Defesa Civil às cidades atingidas.

Também nesta terça, a prefeitura compartilhou em suas redes a imagem de um vira-lata caramelo salvo pelas equipes.

"Seguimos salvando vidas! Esse cachorro que havia sido levado pela correnteza da lama foi salvo por nossas equipes", diz a legenda.

Nas imagens, o cachorro aparece andando ao redor de um homem que usa colete da Defesa Civil e recebe agrados.

Cães farejadores

Desde a manhã desta terça, os trabalhos em áreas de deslizamentos de terra em São Sebastião contam também com a ajuda de quatro cães farejadores da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, especializados na busca de pessoas.

Os animais começaram a atuar à tarde na Barra do Sahy e, em menos de 40 minutos, três corpos foram encontrados com o auxílio dos cães, de acordo com a prefeitura. As buscas prosseguem.

VÍTIMAS

A chuva recorde provocou alagamentos, deslizamentos de terra e deixou estradas interditadas.

O número de mortos chegou a 46 nesta terça-feira, sendo 45 em São Sebastião e um em Ubatuba. Os desaparecidos somam 40, mas os números ainda devem aumentar, já que há relatos de que pessoas estariam sob os escombros de estruturas que cederam.

O total de pessoas desabrigadas ou desalojadas chega a 2.500.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.