Bom Pra Cachorro

Um blog sobre o melhor amigo do homem

Descrição de chapéu Pets

Como cuidar do cachorro em todas as fases da vida; veja perguntas e respostas

Veterinárias respondem a dúvidas sobre cuidados específicos para filhotes, cães adultos e idosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um filhote pode interagir com outros cães antes de tomar as vacinas? Um cachorro adulto precisa passear todos os dias? A partir de qual idade o pet é considerado idoso?

Dúvidas e preocupações sempre rondam tutores, preocupados em oferecer saúde e bem-estar ao amigo peludo.

Dia Mundial do Cachorro é lembrado nesta sexta (26) - Cristina Vega Rhor/AFP

Ao longo do ano, datas homenageiam ou reforçam a importância dos cuidados com os pets. O Dia Nacional dos Animais é lembrado anualmente em 14 de março; em abril há o Dia Mundial dos Animais de Rua e o Dia Internacional do Cão-Guia; já o Dia do Vira-Lata é comemorado em 31 de julho, e o Dia Mundial dos Animais em 4 de outubro, também Dia de São Francisco, protetor dos bichinhos.

Nesta sexta (26) é lembrado o Dia Mundial do Cachorro. Surgiu em alusão ao National Dog Day (ou Dia Nacional do Cachorro), celebrado nos Estados Unidos, e tem como objetivo conscientizar sobre direitos e bem-estar dos animais.

Para marcar a data, o blog ouviu duas especialistas do grupo do WeVets sobre os cuidados com o pet em todas as fases de sua vida. As dúvidas são respondidas por Juliana Ferreiro Vieira, coordenadora de clínica médica, e Renata Tolezano, da equipe da coordenação de clínica médica.

Como cuidar de um filhote

Tem um filhote em casa? O que fazer? Os pets tendem a ser curiosos e vivem procurando experienciar novidades no ambiente domiciliar. O ideal é manter esse filhote sem acesso a objetos ou produtos que possam ser ingeridos ou mastigados que possam causar algum dano à saúde do novo membro da família.

Quais os principais cuidados com o filhote? Em casa, o ideal é manter um local com acesso a brinquedos, oferecer alimentação e água adequada e local para descanso como caminhas. Os filhotes necessitam de acompanhamento com médico-veterinário para realizar as vacinas, medicações e orientações sobre a alimentação mais adequada para o porte do pet.

O que ele pode comer? Os cães precisam de alimentação balanceada. Podemos alimentar com rações de boa qualidade e também fazer uso de alimentação natural, à base de proteínas, frutas etc. É importante que a decisão da alimentação e quais alimentos vão ser oferecidos sejam combinados com o médico-veterinário, pois existem frutas que são contraindicadas, como uva e kiwi, e mesmo alimentos permitidos devem ter suas quantidades avaliadas para que o cão tenha o necessário para se manter nutrido, sem excessos principalmente.

Filhote pode passear na rua ou interagir com outros animais a partir de qual idade? Os filhotes precisam de interação com outros pets e pessoas, para se tornarem mais sociáveis. Porém, é necessário que essa interação seja feita em uma idade em que o animal já tenha realizado todo o esquema vacinal para que não comprometa a sua saúde.

Quando deve ser feita a primeira tosa? O momento da realização da primeira tosa pode variar de acordo com a raça, e em algumas não tem indicação da realização. Como nesse momento o pet vai ter contato com outros, o ideal é ele já estar com o esquema vacinal concluído e sempre com orientação do médico-veterinário.

Pode tomar banho com regularidade? Os cães podem tomar banho com regularidade, porém, existem raças que demandam banhos mais espaçados com intervalo de 15 dias e até mais, sendo que os produtos devem ser adequados ao pet em específico. Então, é importante avaliar com o médico-veterinário a frequência e produto mais adequado ao seu animalzinho.

O filhote está chorando muito. O que pode ser? A comunicação dos cães se dá principalmente por latidos, eles fazem isso sempre quando querem chamar atenção ou quando estão em situações estressantes. Quando os pets apresentam esses latidos ou choros excessivos podem estar comunicando um desconforto ou alguma vontade. É importante observar e procurar assistência veterinária para uma avaliação mais detalhada.

O filhote está mordendo tudo o que vê pela frente. É troca de dentes? Um dos meios do filhote explorar o seu ambiente e objetos é através da mordedura, tornando-se um hábito da rotina dos filhotes, principalmente durante as brincadeiras. Durante a troca de dentes pode haver o aumento desse costume, pelo incomodo do processo.

Quais vacinas um filhote deve tomar? Os filhotes de cães devem receber as vacinas essenciais para doenças como cinomose, parvovirose, adenovirus e raiva. Porém, vacinas de leptospirose e parainfluenza também são necessárias, sendo que a avaliação do médico-veterinário é importante para escolher o esquema adequado ao seu pet.

Como cuidar de um cão adulto

Cachorro tem adolescência? Não existe especificamente uma fase chamada adolescência. A transição da fase de filhote para a vida adulta é rápida, basicamente o que define isso é a formação completa dos ossos, dentes, cartilagens e vida reprodutiva.

A partir de qual idade um cão é adulto? Depende do seu porte. Cães de porte grande e gigante, acima de 35 quilos, são considerados adultos mais cedo, com 8 meses. Mas com 1 ano de idade, independentemente do porte, todos os portes já são considerados adultos.

O que ele pode comer? Assim como os filhotes, existem rações e petiscos específicos para esta fase da vida ou até mesmo uma dieta formulada com alimentação natural, sempre com um auxílio de um médico-veterinário especializado em nutrição animal. Sempre importante consultar um profissional para saber a quantidade necessária e o tipo de ração que é mais indicada para o seu pet. É essencial escolher alimentos de alta qualidade, pois a nutrição é um dos principais pilares para uma boa saúde.

Posso dividir minha comida com ele? Idealmente não, pois a nossa alimentação não contém todos os nutrientes e vitaminas que os cães precisam. Além disso, fornecemos muitas vezes mais calorias na dieta do que necessitam receber. Os temperos da nossa comida também são perigosos, cebola e alho principalmente, que podem causar diversos malefícios à saúde dos nossos pets.

Adotei um cachorro adulto. Ele pode aprender as mesmas coisas que um filhote? Pode, sim! O cachorro adulto muitas vezes já chega na casa do novo tutor com hábitos adquiridos anteriormente. Mas o adestramento sempre pode ser realizado, as principais técnicas são de reforço positivo, as quais incentivamos com petiscos, carinhos e reforços o comportamento desejado. Existem diversos profissionais que são capacitados para adestramento e outros especializados em comportamento canino e felino, para pets que apresentem algum medo, agressividade, sinais de ansiedade etc.

Qual rotina ideal para um cão adulto? Ele precisa passear todo dia? Depende do hábito de vida dos tutores e da raça do pet. Os passeios são ótimos para socializar os cães, além de serem uma das melhores formas de atividade ao longo do dia. No caso de impossibilidade de o passeio ser realizado, é importante que mantenham atividades para o pet dentro de casa (exemplo: escondendo petiscos e ração, brincadeiras com bolinhas, tabuleiros etc), estimulando cognição e aprendizado.

Quais vacinas um cão adulto deve tomar? Existem vacinas obrigatórias e optativas. As obrigatórias são as polivalentes (V8 e V10) e a vacina contra a raiva. As optativas temos diversas, contra traquebronquite infecciosa (gripe dos cães), giardíase, leishmaniose e dirofilariose. Cada uma tem indicação de acordo com o local onde o cão vive o os hábitos de vida. A vacinação deve ser sempre realizada por um médico-veterinário e na consulta ele orientará sobre as necessidades de vacina e reforço de dose de cada uma delas.

Como cuidar de um cachorro idoso

A partir de qual idade um cão é considerado idoso? Depende do porte. Cães acima de 35 quilos já são considerados idosos com 10 anos e os de pequeno porte, até 10 quilos, com 12 anos (equivalência a 60 anos humanos).

Quanto tempo, em média, vive um cachorro? Também depende do porte do cachorro. Cães de grande porte tendem a envelhecer mais rápido, então tem uma média de vida de 10 a 12 anos. Os de pequeno porte, até 10 quilos, podem chegar a uma média de 14 a 16 anos.

Quais principais cuidados com alimentação e saúde de um animal idoso? Na fase mais sênior, os cães precisam de alguma suplementações específicas, com antioxidantes, medicações que ajudem nos processos degenerativos nas articulações. Todas as rações de alta qualidade específicas para esta fase da vida já possuem estes componentes em maior quantidade.

Cães idosos sentem mais frio? Se estiverem saudáveis não tendem a sentir mais frio. Mas é uma fase da vida onde costumam ter maior perda de massa muscular e, por isso, podem necessitar de mais fontes de calor. Sempre importante ter a avaliação de um médico-veterinário com frequência quando idosos, pois existem diversos suplementos que podem ser prescritos para auxiliar no ganho de massa ou ajudar a não perderem com facilidade.

Meu cão idoso não quer brincar ou passear na rua. Devo insistir? Ideal é não insistir, pois ele pode apresentar alguma dor, desconforto ou cansaço nesta idade. Problemas cardíacos, pulmonares, dores em articulações e coluna são comuns nessa fase da vida, mas devem ser investigados e tratados pelo médico-veterinário de confiança. Exames periódicos também auxiliam na identificam precoce dessas doenças, prolongando e melhorando a qualidade de vida dos nossos pets.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.