Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Anvisa avalia proibição do cigarro eletrônico na próxima semana

Em dezembro, agência abriu consulta pública sobre resolução para manter o veto aos produtos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) marcou para a próxima quarta-feira (17) a discussão sobre a liberação da venda do cigarro eletrônico no Brasil.

Em dezembro, os diretores abriram consulta pública sobre uma minuta de resolução que mantém o veto aos produtos. Agora, uma versão consolidada do texto será novamente avaliada pela cúpula da agência.

A decisão da Anvisa pode ser adiada por pedidos de vista, ou seja, mais tempo para avaliar o caso. Integrantes da agência dão como certa a decisão de manter o veto aos produtos oficialmente chamados de DEF (Dispositivos Eletrônicos para Fumar), categoria que também inclui e-cigarettes, tabaco não aquecido, pods e vapers.

Alexandro Lucian, 42, enquanto fuma cigarro eletrônico, em sua casa no bairro do Agua Verde. Presidente da DIRETA, ele fumava três maços de cigarro por dia e só conseguiu deixar o cigarro tradicional depois de substitui-lo pelo vape|
Homem fuma cigarro eletrônico em sua casa, em Curitiba (PR) - Leticia Moreira/Folhapress

A consulta pública aberta pela Anvisa teve 13.930 manifestações. Foram favoráveis a manter esses dispositivos proibidos no país 37% dos participantes, enquanto 59% disseram ter opinião diferente —contrária ou com outras ponderações.

Entre os profissionais de saúde, 61% fizeram avaliação positiva da proibição. Outros 32% disseram que os efeitos foram negativos.

A Anvisa reabriu em 2019 a discussão sobre os cigarros eletrônicos, cerca de 10 anos após a proibição do produto. O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, é o relator do processo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.