Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

'Pessoas que gestam, goste a senhora ou não', diz Erika Hilton após ser interrompida na Câmara

Comissão de Previdência e Família aprovou moção de apoio ao CFM por resolução que inviabiliza aborto legal acima de 22 semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi questionada por parlamentares de direita quando usou a expressão "pessoas que gestam" nesta quinta-feira (18). Na sessão da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, os deputados aprovaram uma moção de apoio ao CFM (Conselho Federal de Medicina) em razão da resolução que inviabiliza o aborto legal acima de 22 semanas.

"Esse é um debate do Parlamento. O Parlamento está fazendo agora, olhando para a saúde, para os direitos humanos, para os direitos humanos das mulheres, meninas e pessoas que gestam nesse país e merecem ser respeitadas", dizia.

No meio da fala dela, outras deputadas começaram a dizer que eram apenas mulheres. A psolista pediu respeito ao tempo de fala dela.

"Não estou aqui pedindo a sua opinião ou perguntando qual é a terminologia que vossa excelência prefere ou quer. Estes são os termos que eu uso. E, goste a senhora ou não, para além da identidade mulher cis gênera existem outros corpos que também gestam e isso não depende da senhora", respondeu a parlamentar.

O requerimento foi apresentado pela deputada Chris Tonietto (PL-RJ).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.