Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Professores de federais em greve fazem marcha em Brasília e 'aulão' em frente ao MEC

Greve de professores de instituições federais de ensino teve início na segunda-feira (15)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Professores e servidores das instituições federais de ensino em greve realizaram nesta quarta-feira (17) atos em Brasília para pressionar o governo por reajuste salarial e outras pautas do governo. Os professores estão em greve desde segunda-feira (15).

foto de manifestação, com bandeira coloridas
Servidores federais em greve fazem marcha por reajuste na Esplanada dos Ministérios. - Gabriela Biló /Folhapress

Os grevistas realizaram uma marcha na esplanada dos Ministérios. Eles ocuparam uma das faixas da via, mas não houve divulgação de estimativa de participantes. Mais tarde, foi realizado um aulão em frente à sede do MEC (Ministério da Educação), também na Esplanada.

Os atos foram liderados pelo Andes-SN (Sindicato nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). "O zero por cento é sim uma vergonha. Uma vergonha na medida em que há sim espaço no orçamento para o serviço público", disse o presidente do Andes, Gustavo Seferian, durante a manifestação em frente MEC.

A categoria exige reajuste salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

Entidades sindicais que representam os servidores técnico-administrativos. Sinasefe e Fasubra, também participaram.

O ministro da Educação, Camilo Santana, não está em Brasília nesta quarta. Ele acompanha o presidente Lula (PT) em viagem a Colômbia. Na terça-feira (16), Camilo diz que tem mantido pessoalmente a negociação e que não há a necessidade de greve no momento. "Greve é para quando não há mais diálogo", disse.

A paralisação teve início com a adesão de 21 instituições e, nesta terça, chegou a 24 universidades, institutos federais e Cefets, segundo balanço do Andes-SN.

0
Grevistas, liderados pelo Andes-SN, em aulão em frente ao MEC (Ministério da Educação), em Brasília. - Pedro Ladeira/folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.