Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Congresso Nacional tecnologia

Cade sugere a Senado alteração em projeto de Inteligência Artificial

Autarquia quer inclusão de ferramentas de investigação conjunta entre entidades contra violações de concorrência relacionadas a algoritmos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sugeriu alterações no texto que cria o marco regulatório da inteligência artificial em tramitação no Senado. A autarquia quer a inclusão de ferramentas de investigação de violações de concorrência relacionadas a algoritmos.

Para o órgão, é preciso criar mecanismos de compartilhamento de informações entre as entidades do Sistema de IA, especialmente para fortalecer apurações de infrações contra a ordem econômica por meio da IA.

A proposta foi entregue a pedido do relator do substitutivo, senador Eduardo Gomes (PL-TO), na Comissão Temporária Interna sobre IA no Brasil. O projeto prevê a criação do SIA (Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial), do qual o Cade faria parte.

Acompanhe tudo que acontece em Brasília nesta terça (28)

"As entidades reguladoras integrantes do SIA poderão realizar investigações conjuntas sobre os sistemas de IA de alto risco, em casos de suspeita de violação aos princípios, direitos e deveres previstos nesta Lei ou na legislação setorial aplicável", diz um trecho da proposta de alteração.

No documento enviado à Comissão, o Cade destaca a possibilidade de acesso remoto a documentação e dados de treinamento dos sistemas de IA de alto risco. A autarquia sugere, ainda, criar um ambiente de testes regulatório, um sandbox, para possibilitar testes em inovações antes da implantação.

Em outro ponto, o Cade quer receber a comunicação de órgãos e entidades do SAI sobre quaisquer informações identificadas em fiscalizações e que tenham relação com infrações contra a ordem econômica.

Além disso, a proposta também inclui a criação de critérios diferenciados para a classificação de risco de sistemas de IA ofertados por microempresas, empresas de pequeno porte e startups.

Sede do Cade, em Brasília
Sede do Cade, em Brasília - Adriano Machado/Reuters

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.