Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu aborto Direitos reprodutivos

Cenas de Brasília: Mulheres protestam contra PL que equipara aborto a homicídio

Projeto que equipara penas por aborto a homicídio teve urgência aprovada na sessão de quarta (12)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pedro Ladeira - 13.jun.2024 / Folhapress
Mulheres protestam contra o projeto de lei da Câmara dos Deputados que altera as regras para o aborto legal em caso de estupro - Pedro Ladeira/Folhapress
Brasília

Mulheres protestaram nesta quinta-feira (13) contra PL da Câmara que altera regras para aborto legal em caso de estupro. O grupo se reuniu no Museu Nacional, em Brasília. Manifestações foram chamadas em várias cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Manaus e Recife.

Segundo elas, as principais afetadas serão crianças e adolescentes, vítimas de estupro de vulnerável, que são boa parte de quem busca os serviços de saúde acima de 22 semanas de gestação.

Caso o PL 1904, que tramita em regime de urgência na Câmara dos Deputados, seja aprovado, uma mulher que carregar uma gestação resultante de estupro e realizar o aborto após a 22ª semana pode ter pena maior que a de seu estuprador.

A urgência acelera a tramitação de uma proposta na Câmara, já que ela segue direto ao plenário, sem passar pela análise das comissões temáticas. Os deputados ainda terão de analisar o mérito do texto.

Acompanhe tudo que acontece em Brasília nesta quinta (13)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.