Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Governo Lula

Governo publica medida provisória e oficializa cobrança da taxa da blusinha a partir de agosto

Texto também prevê isenção para a importação de medicamentos por pessoa física

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou nesta sexta-feira (28) a medida provisória que prevê o início da vigência da taxação das compras internacionais de até US$ 50, a chamada "taxa das blusinhas", a partir de 1º de agosto.

O texto também prevê a isenção da importação de medicamentos por pessoas físicas, para uso próprio ou individual.

A medida provisória foi publicada em edição-extra do Diário Oficial da União. Ela tem vigência imediata, mas precisa ser aprovada por deputados e senadores para não perder eficácia.

Eduardo Anizelli - 19 jun. 2024/Folhapress
Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante evento no Rio de Janeiro - Eduardo Anizelli/Folhapress

Lula sancionou nesta quinta-feira (27) a lei que cria a taxação das compras internacionais de até US$ 50. A proposta estava incluída dentro da lei que criou o Mover, que cria um programa para incentivar a descarbonização de carros.

Ela entrou como um "jabuti", quando é colocada dentro de um projeto de lei que não tem a ver com a sua temática original.

O presidente sancionou a proposta, apesar de seguir criticando publicamente, chegando a chamá-la de "irracional".

"Veja que absurdo, nós temos um setor da sociedade brasileira, você, eu [...] que pode viajar uma vez por mês para exterior e pode comprar até dois mil dólares sem pagar imposto. Pode chegar no free shop comprar mil, e pode comprar mil no país e não paga imposto, tá tudo normal, é maravilhoso. Eu fiz isso para quem? Para ajudar a classe médica a classe média alta", afirmou o presidente, em entrevista na quinta-feira.

"Agora, quando chega a tua filha, minha filha, minha esposa que vai comprar 50 dólares, eu vou taxar os 50 dólares? Não é irracional? Não é uma coisa contraditória?", questiona.

A medida é considerada por governistas como altamente impopular, apesar de que uma ação parecida tivesse já sido defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Lula seguiu um acordo fechado com o Congresso, ao decidir sancionar a proposta.

ACOMPANHE TUDO QUE ACONTECE EM BRASÍLIA NESTA SEXTA (28)

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.