Cacilda

Blog de teatro

Cacilda - Lenise Pinheiro
Lenise Pinheiro

O Cacilda Blog de Teatro celebra o teatro multimídia 2021

Retrospectiva Capítulo 1

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mãos se despedindo, olhares esperançosos.

Movimentos voltados para dentro de nós.

Visões 360 graus em contagem regressiva.

Posts diários para dizer:

- "Feliz Natal e 2022 Iluminado"!

Ator ocupa grande parte do quadro. Usa óculos grossos e roupa escura. Mantém o dedo indicador da mão esquerda em riste e os lábios entreabertos. Parece estar no meio da fala. Ao fundo mancha irregular em dois tons.
Ator Cacá Carvalho - Lenise Pinheiro

‘A Próxima estação’

- "Todos precisamos de amor e de sincera alegria. Assim nós vamos enfrentar o ar rarefeito. Aquele que nos faz repensar o sentido das nossas vidas".

Atriz caminha por entre as fileiras das poltronas de uma plateia vazia. Ocupa o corredor central  iluminada apenas com um foco de contra luz. Revela silhueta e mãos ao longo do corpo.
Atriz Alessandra Negrini - Lenise Pinheiro

‘A Árvore’

-"Hoje eu comecei a sentir uma força descomunal. Tenho a impressão que eu seria capaz de romper a rocha mais sólida. Não sei como descrever porque não é o tipo de uma força comum, como eu conheço. Mas é como se fosse uma fúria. Uma fúria linda! Subterrânea. Silenciosa".

Dois atores compõem o quadro posicionados lado a lado. Não se encaram. Ambos usam barba rara e roupas claras com decote careca. O ator da esquerda mantém o rosto sereno. E o da direita aparenta surpresa ao manter a boca entreaberta.
Atores Luccas Papp e Leonardo Miggiorin - Lenise Pinheiro

‘A Bicicleta de Papel’

- "Pela janela o mundo ainda está intacto. No espaço exíguo da cena digital, imobilidades e questionamentos. Natais de luz. Tudo vai ser melhor".

Imagem de mulher que ocupa todo o quadro. Cabelos curtos e expressão com olhos abertos e boca entreaberta. Sugere estar em meio a uma fala. Usa blusa com tonalidade escura. A imagem é coberta com detalhes de pontos digitais com contornos futuristas.
Atriz, Diretora e Dramaturga Christiane Zuan Esteves - Lenise Pinheiro

‘A História de Baker

- "Ossos do ofício. Maneiras de pregar peças. Falhas previstas. Desculpas pedidas. Oferendas. Tentativas".

Imagem de mulher em superfície reflexiva. Em tons de preto, branco e cinza. Ela repousa seu rosto deitado. Atriz com semblante tencionado e olhar perdido. Mantém expressão  de nostalgia.
Atriz e Diretora Cácia Goulart - Lenise Pinheiro

‘A Idade da Peste’

- "Faz dezoito anos que ele morreu. Meu filho tem mais tempo de morte do que de vida’.

‘A Língua em Pedaços’

A ação se passa na cozinha do Mosteiro São José. Primeiro convento das Carmelitas Descalças:

- "O meu caminho foi longo, muitas quedas eu sofri. Mas o senhor me deu forças e me tornou um instrumento para fundar essa casa".

Dois atores dividem a imagem horizontal. O da esquerda veste batina de religioso em tom escuro. Mostra mãos adornadas com anel no dedo anular da mão esquerda. Ao seu lado atriz com hábito escuro e véu na cabeça da mesma tonalidade mantem as mãos com os dedos entrelaçados e olhar endurecido e expressão de espanto.
Atores: Ana Cecília Costa e Joca Andreazza - Lenise Pinheiro

A Noite que nunca existiu

- "Atrizes e atores são feitos da matéria sonho. Vivem em estruturas rarefeitas...os palcos. Fazem jus aos calorosos aplausos".

Atores em figurinos de luxo, adornados com golas extravagantes e de época. Aparecem no canto esquerdo da imagem. Ator com barba escura e bem aparada aparece apenas da cintura para cima. Já a atriz ao seu lado está de pé, também usa gola de época, colares e exibe a cabeça sem cabelos e batom nos lábios. Faz gesto suave com as duas mãos. Ao fundo projeção indefinida e parte de estofado com almofadas revelam o cenário.
Atores Cacau Merz e Conrado Caputo - Lenise Pinheiro

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.