Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena
Descrição de chapéu alimentação

Orfeu lança linha de cafés de variedade única

Em vez dos tradicionais blends, marca aposta em produto feito com apenas um tipo de grão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Orfeu lançou uma nova linha de café que, diferentemente das demais linhas regulares da marca, não será um blend de diferentes variedades. Em vez disso, todo o café é composto por grãos de um mesmo tipo.

A linha Varietais vem em três versões: Acauã, Arara e Japi.

Embalagens de café sobre mesa
Orfeu lança linha de café Varietais, com grãos de apenas uma variedade - Divulgação

No mundo dos vinhos, é comum os rótulos serem de uma única variedade de uva, como chardonnay, pinot noir, cabernet sauvignon, malbec etc. Nos cafés de grandes marcas, contudo, ainda predominam os blends, que são misturas que as empresas fazem a partir de diferentes variedades a fim de alcançar um perfil sensorial padrão.

Agora, a Orfeu lança a linha Varietais para destacar as características naturais de cada variedade de café, todas da espécie arábica.

A Arara tem torra média-clara, corpo aveludado, doçura alta e acidez equilibrada, com notas de açúcar mascavo, garapa e mel. O Acauã é mais equilibrado e de corpo cremoso, com doçura e acidez altas e finalização com notas de cravo e canela. Mais intenso, o Japi tem doçura alta e aroma de chocolate amargo, castanha e avelã.

Todos eles estão disponíveis em grãos, torrado e moído (R$ 32,20 – 250g) e em cápsulas para máquinas Nespresso.

OUTRAS NOVIDADES DO MERCADO DE CAFÉS

HAVANA E ILLY - A argentina Havanna anunciou parceria com a italiana illy para o verão brasileiro. O creme gelado de café illy (a partir de R$ 15) é preparado com espresso illy 100% arábica e micro cristais de gelo, o que deixa a bebida com textura cremosa. A marca sugere que ele seja harmonizado com chantilly e com o tradicional doce de leite da empresa argentina.

INDÚSTRIA DE CAFÉ COMPENSA EMISSÕES - A Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) fez na última segunda (22) uma ação simbólica de neutralização de carbono do encontro anual do setor, ocorrido em novembro do ano passado. O projeto realizou o plantio de 2.624 mudas de árvores em uma reserva privada no Cerrado. Embora modesta, a iniciativa mostra que mesmo a tradicional indústria cafeeira está atenta às demandas da agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa, da sigla em inglês).

Acompanhe o Café na Prensa também pelo Instagram @davidmclucena e pelo Twitter @davidlucena

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.