Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena
Descrição de chapéu café

Dia Mundial do Café: Data celebra bebida no Brasil, e não no mundo todo; entenda

Bebida tem várias celebrações, mas nem todas são oficiais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Dia Mundial do Café é celebrado neste dia 14 de abril, mas não é exatamente mundial. Comemorada apenas no Brasil e em poucos outros lugares, a data é uma das pelo menos três ocasiões que existem no calendário em homenagem à bebida.

A OIC (Organização Internacional do Café), que reúne 77 Estados-Membros, considera o 1º de outubro como Dia Internacional do Café. Por isso, acaba sendo a data "oficial" da bebida pelo mundo.

Homem branco mexe um café com uma colher de inox
Café é uma bebida tão querida que tem mais de uma data para chamar de sua - Gabriel Cabral/Folhapress

No Brasil, além do tal Dia Mundial, há o Dia Nacional do Café, celebrado em 24 de maio, e que é considerado "oficial" por entidades do setor. Ele foi instituído pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) em 2005. A escolha da data representa o início da colheita na maior parte do país.

Em resumo, temos que:

  • 14 de abril - Dia Mundial do Café (no Brasil)
  • 24 de maio - Dia Nacional do Café
  • 1º de outubro - Dia Internacional do Café

Apesar de não ser uma data global tão reconhecida como o 1º de outubro, o Dia Mundial do Café não deixa de ser uma boa oportunidade para celebrar esta que é uma das bebidas mais queridas do mundo.

Por isso, o Café na Prensa preparou uma lista de dez verdades que você provavelmente não sabe sobre a bebida. Confira na galeria abaixo:

E, claro, já que estamos falando de dia mundial (ao menos no nome), aproveite para ver quais são os países que mais consomem a bebida no mundo. Spoiler: o Brasil não está nem entre os dez primeiros. Veja:

E, se você gosta de café, não deixe de acompanhar o Café na Prensa no Instagram @davidmclucena e no X (ex-Twitter) @davidlucena

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.