Café na Prensa

Tudo sobre a bebida, do grão à xícara

Café na Prensa - David Lucena
David Lucena
Descrição de chapéu café

Campeão mundial de cafés coados vai a SP para lançar coador que lhe deu o título

Lançamento do método japonês Origami ocorrerá durante o São Paulo Coffee Festival, no Ibirapuera

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O barista chileno Carlos Medina, campeão mundial de preparo de cafés coados em 2023, vai a São Paulo para participar do lançamento, no Brasil, do coador com o qual ele conquistou o título.

O coador é o Origami, método de preparo de café filtrado com formato cônico e um furo largo no fundo –semelhante ao também japonês V60, da Hario. Ele se diferencia do concorrente pátrio por ter paredes laterais com ranhuras, o que, segundo a empresa, permite a distribuição mais uniforme da água sobre o pó de café.

Uma chaleira com bico longo verte água quente sobre o pó de café contido em um filtro de papel, que está posicionado sobre um suporte de vidro acima de uma jarra. Ao lado, uma caneca vazia aguarda a bebida.
Coador Origami tem formato cônico e parede com ranhuras - Divulgação

O lançamento será durante o São Paulo Coffee Festival, maior evento do tipo no Brasil, que ocorre de 21 a 23 de junho no pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera.

O estande da marca no festival venderá todos os coadores, nos tamanhos P e M, em várias cores, além de holders de resina e de plástico, filtros de papel nos tamanhos P e M e jarras de vidro nos tamanhos 460ml e 710ml.

Após o lançamento, os produtos da marca também estarão disponíveis no site https://www.origami-kai.com.br.

Atualmente, é possível encontrar alguns coadores Origami em cafeterias brasileiras, mas agora uma importadora assumirá a representação da marca em solo nacional. Assim, as linhas da fabricante japonesa estarão disponíveis em larga escala no Brasil –inclusive para o consumidor final.

Além de Medina, o estande da Origami vai reunir outros baristas que disputam campeonatos de coados.

Os cafés preparados por Medina e os demais baristas serão fornecidos pela 15 Coffee Company, torrefação e cafeteria de Sorocaba (SP) que está apoiando o projeto de importação da Origami.

Medina conquistou o mundial de Brewers (preparo de cafés filtrados) em 2023, ao servir um café colombiano coado no Origami. Na ocasião, o brasileiro Garam Um, da cafeteria paulistana Um Coffee Co., ficou com a terceira colocação.

Se você gosta de café, não deixe de acompanhar o Café na Prensa no Instagram @davidmclucena e no X (ex-Twitter) @davidlucena

Qual assunto você gostaria de ver aqui no blog? Envie sugestões para david.lucena@folhapress.com.br

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.