Cannabis Inc.

Notícias de saúde e negócios

Cannabis Inc. - Valéria França
Valéria França
Descrição de chapéu
Valéria França

'Lugar de Cannabis é no Congresso'

Deputados anunciam lançamento da Bancada da Cannabis em evento em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diante de um cenário de pouca perspectiva para a regulação da Cannabis medicinal e do cânhamo industrial, ao menos neste Governo, um grupo de deputados resolveu criar uma frente de luta legislativa suprapartidária. Trata-se da Bancada da Cannabis, que adotou o slogan "Lugar da Cannabis é no Congresso". O anúncio foi realizado nesta sexta-feira, 16, durante evento de negócios da aceleradora The Green Hub, em São Paulo.

Cannabis regulação
Deputados discutem a necessidade de uma regulação e lançam a Bancada da Cannabis - Valéria França

A falta de uma lei que regule o setor permeou várias mesas de debate, por ser um grande entrave para que os negócios avancem na indústria, gerando novos postos de trabalho, e para que pacientes tenham mais acesso a medicamentos. Mas foi durante uma mesa específica sobre regulação, composta apenas por deputados, que o anúncio foi realizado.

"Começamos com deputados federais, mas vamos abrir para os estaduais também participarem", disse Maisa Diniz (Rede-SP), uma das integrantes. "A ciência é ferramenta para garantir a gestão pública. Cannabis é ciência". Ela se referiu aos efeitos benéficos da planta na Saúde e a serventia do cânhamo como matéria-prima para a indústria têxtil e de construção, por exemplo.

Também presente no debate, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) está entre os parlamentares da Bancada da Cannabis. Ele coordenou os trabalhos que resultaram na redação e aprovação do PL 399-2015, que regula o comércio de medicamentos formulados com substâncias da planta e o uso industrial do cânhamo. O PL foi aceito no Congresso no ano passado, mas está parado, fora da pauta de votação.

"A guerra às drogas é responsável pelo encarceramento em massa de jovens negros, que poderiam ter um futuro de sucesso, se não fossem condenados ao cárcere", disse Teixeira. "A legalização é urgente. A planta poderia ajudar milhões de pessoas que sofrem de depressão, epilepsia e fibromialgia."

No painel regulatório ainda contou com a presença do deputado Sergio Victor (Novo-SP) – coordenador da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), composta por 21 legisladores – e da deputada Mônica Rosemberg (Novo-SP), que apoia a legalização medicinal desde 2005.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.