Cannabis Inc.

Notícias de saúde e negócios

Cannabis Inc. - Valéria França
Valéria França

Mostra de Cannabis chega à Câmara dos Deputados

Símbolo da democracia e da legalidade, o local recebeu exposição didática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deputado Kim Kataguiri na exposição de Cannabis na Câmara dos Deputados
Deputado Kim Kataguiri na exposição de Cannabis na Câmara dos Deputados em Brasília - Divulgação / Manu Borges

Entre determinados públicos, como pacientes e empreendedores principalmente, a Cannabis é reconhecida como recurso terapêutico importante e matéria-prima com alta potencialidade industrial. Nos principais países, como EUA e Canadá, a planta virou commodity, assim como a soja e a laranja. Trata-se de uma matéria-prima com capacidade para movimentar na economia formal US$ 166 bilhões, até 2025, de acordo com a consultoria internacional Euromonitor.

Muitos, no entanto, não tem ideia das mais de 25 mil aplicações industriais – que vão da construção à tecelagem. A desinformação esbarra no preconceito de quem ainda possui como única referência a maconha, droga que entra ilegalmente no país. Com a intenção de esclarecer e quebrar paradigmas, em Brasília, a Câmara dos Deputados abrigou mostra sobre o tema, essa semana.

O assunto era cânhamo, um tipo de Cannabis com quantidade tão baixa de THC (Tetrahidrocannabidiol, substância psicoativa), que não serve como entorpecente, mas serve muito bem para a indústria e para a medicina. Com o título "Cânhamo: uma revolução agrícola não psicoativa", a exposição reuniu muitos produtos derivadas da planta, entre eles, tijolos, roupas e azeites.

Ter escolhido a Câmara dos Deputados para o evento foi um marco importante, guardada as devidas proporções, como levar para a ONU (Organização das Nações Unidas) um evento de Cannabis, no ano passado. Esses acontecimentos deixam o recado claro de que a planta faz parte de um mercado saudável e formal que veio para trazer mais empregos, mais dinheiro e desenvolvimento para o país.

A mostra já passou pela Câmara Legislativa e pela Universidade de Brasília, além de eventos específicos do setor, como a Cannabis Thinking, que fomenta o mercado de inovação. Organizada pelo instituto InformaCann, a exposição teve apoio de parlamentares da casa, como a deputada federal Carol Dartora (PT/RS), Sâmia Bomfim (Psol/SP) e Luciano Ducci (PSB/PR), que foi o relator do PL 399-2015, sobre a regulação e cultivo do cânhamo para fim medicinal e industrial. Muitos deputados fizeram questão de comparecer, como Kim Kataguiri (União Brasil - SP).

Como era esperado, nem todos receberam bem o evento. Marcos Pollon (PL-MS), por exemplo, deixou registrado no Instagram seu descontentamento, mas distorceu os fatos, chamando a exposição de "estande de promoção de maconha". "Olha que absurdo", diz ele no vídeo. "E tem gente presa com a destruição da democracia do país".. No caso de Pollon, não se trata de falta de conhecimento, mas de preconceito, pois o deputado certamente sabe que o cânhamo é uma planta regularizada em 50 países, que incentivam o mercado legal do cultivo, que não tem nada a ver com maconha. Cânhamo não é maconha, mas nova economia chegando por aqui mas esperando regularização para crescer no Brasil.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.