Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

Passeio ciclístico leva a concertos musicais por caminhos históricos de São Paulo

Nona edição do Ciclovia Musical terá 12 apresentações no bairro São Miguel Paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pedalar, ouvir boa música e conhecer a história da cidade. Essa é a proposta do projeto Ciclovia Musical.

A iniciativa, que acontece desde 2013 e já explorou bairros paulistanos como Barra Funda, Campos Elíseos e Bom Retiro, chega à sua nona edição no próximo domingo (22) com 4 roteiros e 12 concertos musicais em São Miguel Paulista (zona leste de São Paulo).

"Além do prazer de andar de bicicleta, o evento é uma oportunidade para quem nunca foi a uma sala de concerto", diz a musicista Giane Martins, idealizadora do projeto.

Todos os roteiros serão acompanhados por monitores artísticos, responsáveis pelas informações educativas sobre os concertos musicais, e uma equipe de Bike Anjos —organização que auxilia ciclistas iniciantes a ganhar segurança sobre as duas rodas.

músicos fazem pose com instrumentos de sopro
Quinteto Brassuka na oitava edição do Ciclovia Musical, no bairro Bom Retiro (centro de São Paulo). Grupo vai tocar na Roda de Conversa do Ciclovia Musical - Divulgação

Nos roteiros 1 e 3 acontecerão as apresentações dos grupos Groove Guys, Teko Porã, Quarteto Pizindim, Quinta Essentia e The Jazz Brothers. Serão 4 palcos montados ao longo de 10 Km das ruas mais antigas de São Miguel Paulista.

Nesses dois roteiros, monitores culturais contarão a história dos pontos de interesse do bairro, como a antiga capela São Miguel Arcanjo, construída por índios em 1622 e o "Mural da Nitro", um grande grafite que retrata cenas do passado daquela região.

O roteiro 2 oferecerá acessibilidade para deficientes auditivos e visuais. Para os deficientes auditivos haverá um intérprete de libras; para os deficientes visuais será oferecida a oportunidade de pedalar bicicletas duplas, conduzidas por ciclistas do Bike Anjo.

Por esse roteiro, que tem início no teatro Flávio Império, os ciclistas percorrerão 9 Km da ciclovia do Parque Ecológico Tietê e assistirão as apresentações da Sociedade Brasileira de Música de Câmara, grupo Ôncalo, Quinteto de Sopros Vento Tropical e Quarteto Real.

Crianças de até 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis, terão diversão garantida no roteiro 4, o Ciclokids Musical. Bike Anjos orientarão as crianças a pedalar por um circuito de 1 Km dentro do Parque Ecológico Tietê, onde se apresentarão os grupos Duo Abdala, SoPra Trio, Palhaço Possu, Quarteto Real Kids, Pequena Orquestra Interativa e Cia Suno.

Músicos tocam no meio da rua
O grupo Pequena Orquestra Interativa durante a oitava edição do Ciclovia Musical, no bairro Bom Retiro (centro de São Paulo) - Divulgação

Além dos passeios ciclísticos, o projeto promoverá, do dia 17 ao dia 20, rodas de conversa com temas de música clássica e mobilidade para estudantes de escolas municipais do bairro (programação aqui). Raphael Paixão, músico da Orquestra Sinfônica Brasileira, mediará o bate-papo. "Durante as conversas, procuro mostrar que a música clássica está mais presente no dia a dia do que a gente imagina".

O evento, que é gratuito, ainda tem vagas monitoradas disponíveis para o roteiro 4, o das crianças (inscrições aqui). Todavia, as apresentações musicais são abertas a todos, basta pegar sua bike e chegar em qualquer um dos 11 palcos (locais e horários aqui).

Quem já experimentou sabe. Poucas coisas despertam tanto prazer quanto pedalar por novos horizontes enquanto se ouve boa música. Fica a dica!

Grupo de ciclistas em frente ao prédio da estação da Luz
Ciclistas participam da oitava edição do Ciclovia Musical, no bairro Bom Retiro (centro de São Paulo) - Divulgação

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.