Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu mountain bike ciclismo

MTB Vintage terá exposição de bikes, passeio e encontro com pioneiros do mountain bike

Evento que relembra as origens do esporte acontecerá no sábado (26) em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diferente do ciclismo de estrada, que surgiu há pouco mais de 150 anos, a história do mountain bike ainda pode ser contada por quem ajudou a inventar esse esporte. Muitos dos pioneiros, que nas décadas de 1970 e 1980 adaptavam suas bicicletas para explorar o mundo por trilhas e estradas de terra, continuam pedalando e espalhando suas estórias por aí.

Apesar da origem desse esporte ser americana, cunhada nas montanhas do estado da Califórnia, grande parte do desenvolvimento do mountain bike se deu em trilhas tupiniquins. Os pioneiros daqui, que na década de 1980 se aventuravam com os primeiros modelos de mountain bike pelas serras da Cantareira, Mantiqueira, do Mar e do Japi, vão se encontrar neste sábado (26) durante o primeiro MTB Vintage, em São Paulo.

O evento vai acontecer na Velodrome Bike Shop entre 10h e 15h, e tem presença confirmada de alguns dos mais importantes nomes que ajudaram a fundar a modalidade no Brasil, como a cicloativista Renata Falzoni, o multicampeão Márcio Ravelli e Eric Fernandes, um dos primeiros mecânicos brasileiros especializados nesse tipo de bicicleta.

Além de um bate-papo com os pioneiros do esporte, o visitante poderá admirar uma exposição de mountain bikes antigas, adquirir equipamentos em uma feira de raridades e também participar de passeio organizado pelo coletivo Ciclocentro_SP, tudo ao som de hits dos anos 1990.

Segundo Caetano Barreira, organizador do evento, a exposição contará com modelos de bicicletas que nunca foram expostos, levados por colecionadores especializados em mountain bike. "Em outra atração, esses colecionadores darão dicas de como restaurar uma magrela", disse.

Além de revelar as estórias que guarda da origem do mountain bike brasileiro, o mecânico e colecionador Eric Fernandes vai mostrar algumas importantes relíquias. "A principal e mais bacana é uma Ritchey P-22, mesma bike que venceu o mundial de 1993, pilotada pelo dinamarquês Henrik Djernis. Vou levar outras também, entre elas a brasileira Alfameq Ghibli, uma de nossas primeiras MTBs, criada em 1992", comentou.

Renata Falzoni vai levar quilômetros de causos para dividir com quem estiver no evento. Além de ser uma das figuras que esteve mais ativa na fundação do mountain bike brasileiro, a cicloativista, que é também jornalista, foi quem mais registrou a história do esporte nos jornais, revistas e programas de televisão da época (naquele tempo, quando a internet não existia, ela nem imaginava que hoje seria autora de um dos mais importantes canais de ciclismo do Youtube).

Para Márcio Ravelli, que foi 13 vezes campeão brasileiro, bicampeão sul-americano e campeão pan-americano, o MTB Vintage é um evento importante para manter viva a memória do esporte e rever os amigos. "Hoje sinto falta da simplicidade e da experiência de andar em uma mountain bike raiz, de aro 26", disse o experiente ciclista.

Assim como Eric Fernandes e Renata Falzoni, Ravelli também vai dividir suas lembranças, o que promete uma boa dose de emoção aos apaixonados por esse esporte. Ao menos um velho fã ele já comoveu —eu mesmo, autor deste texto— quando compartilhou com a Folha uma foto marcante de sua trajetória no mountain bike. Na imagem Ravelli aparece no alto de um pódio em 1993, quando tinha 21 anos de idade. Ao seu lado, em segundo lugar, estou eu jovenzinho, aos 16 anos de idade.

Hoje com 50, Ravelli continua firme nos pedais e tem muita história para contar. Quem quiser ouvir, basta chegar, a entrada é gratuita.

Márcio Ravelli em primeiro, Caio Guatelli em segundo (camisa amarela), Gustavo Trivelatto em terceiro e Daniel Alipertti (com criança no colo) em quarto no MTB Kamikaze Downhill de 1993 - Arquivo pessoal de Márcio Ravelli

MTB Vintage

Sábado (26), das 10h às 15h.

Rua Conselheiro Brotero, 744, Santa Cecília — São Paulo (SP)

Entrada gratuita

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.