Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu ciclismo de estrada ciclismo

Giro e Volta Feminina disputam espectadores na TV

As duas provas têm transmissão simultânea em canais diferentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para quem ama ciclismo de estrada e quer pedalar neste final de semana, é bom começar o rolê bem cedinho, no raiar do sol. Se não der, melhor deixar para depois do almoço.

Motivo: o Giro d'Italia começa hoje, às 08h50, e logo em seguida, às 9h, tem a penúltima etapa da Volta da Espanha Feminina. No domingo (7) os pegas continuam nas duas provas.

É o início da temporada Grand Tour (as maiores provas do ciclismo de estrada) com transmissão ao vivo pela TV, coisa que nenhum aficionado por este esporte gosta de perder.

A holandesa Demi Vollering, que larga hoje como líder da Volta da Espanha - AFP

A Volta da Espanha Feminina começou na segunda-feira (1), com uma prova de contrarrelógio por equipes em um circuito de 14,5 Km em Torrevieja, na costa mediterrânea. A vitória ficou com a Jumbo-Visma, com o tempo de 18 minutos e 3 segundos, apenas 1 segundo na frente da segunda colocada, a Canyon/Sram Racing.

Até agora as ciclistas já percorreram 541 Km divididos em 5 etapas. Na etapa de ontem, sexta-feira (5), a holandesa Demi Vollering levou a melhor nas montanhas e tomou a camisa vermelha (de líder da prova), que até então estava com sua compatriota Marianne Vos.

Apesar das provas de Grand Tour serem dominadas por ciclistas européias, a brasileira Ana Vitoria Magalhães, a Tota, teve seu momento especial na etapa de quinta-feira (4), quando conseguiu abrir uma fuga e chamar a atenção dos narradores de TV. "Foi uma sensação indescritível, é algo que já sonhei muito", disse ela. "Quem sabe assim eu consigo abrir portas para mais brasileiras virem para cá", completou Tota em depoimento para a Folha.

Na etapa de hoje, que a TV começa a transmitir a partir das 9h (canais ESPN3 e Star+), Vollering larga com uma vantagem de apenas 3 segundos sobre a campeã do ano passado, a também holandesa Annemiek van Vleuten (que é a atual campeã mundial). Serão 106 Km entre Castro Udriales e Laredo (norte da Espanha), com duas montanhas duras pelo caminho.

Dez minutos antes da transmissão da penúltima etapa da Volta da Espanha Feminina começa a transmissão do Giro d’Italia masculino, só que em outros canais (Rai e Directv Go). Acompanhar as duas provas vai exigir um trabalhinho com o controle remoto por pelo menos três horas —ambas as provas tem previsão de término por volta do meio-dia.

O italiano Filippo Ganna, especialista em contrarrelógio, um dos favoritos para a primeira etapa do Giro D'Italia - AFP

Nesta primeira etapa do Giro, um contrarrelógio de 19 Km na Costa dei Trabocchi Tudor (Mar Adriático), a disputa vai ser quente entre o local Filippo Ganna, recordista mundial da hora, e o jovem belga Remco Evenepoel, que tem se destacado em provas desse tipo.

No domingo vai ser a mesma coisa, curto-circuito no controle remoto da TV.

A segunda etapa do Giro, com 202 Km entre Teramo e San Salvo (centro da Itália), começa às 7h20 na Directv Go. E a partir das 9h tem a última etapa da Volta, com 93 Km no norte da Espanha, entre as cidades de Pola de Siero e Lagos de Covadonga, com transmissão ao Brasil pelos canais ESPN3 e Star+. As duas provas devem terminar por volta do meio-dia.

Depois tem almoço e, para quem não pedalou cedinho, subir na bike e deixar a imaginação viajar.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.