Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli

'Pedalada com Cultura' acontece domingo, na USP

Evento terá exposição de ciências e apresentação do Coral da USP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No embalo do Dia Mundial da Bicicleta, a USP (Universidade de São Paulo) vai promover o primeiro "Pedalando com Cultura" no próximo domingo (4 de junho). O objetivo é oferecer ciência e arte num circuito montado para bicicletas dentro da Cidade Universitária (campus do Butantã - zona oeste da cidade de São Paulo).

Os ciclistas poderão visitar exposições sobre ciências, ouvir apresentações musicais, participar de oficinas e visitar o Museu de Arqueologia e Etnografia da USP ao longo de um trajeto de 4 Km (sem subidas).

Ciclistas pedalam no campus Butantã da USP, na zona oeste de São Paulo - Folhapress

"Com este evento, buscamos atingir um público novo que ainda não conhece ou não frequenta nossos centros culturais, pois estamos oferecendo a programação integrada a um circuito de lazer, ao ar livre, com movimento", disse Marli Quadros Leite, pró-reitora da USP.

Para a prefeita do campus, Raquel Rolnik, o evento privilegia compromissos da gestão em relação ao campus e à concepção urbana: "Primeiro, a possibilidade de se apropriar das áreas públicas e utilizá-las com atividades de lazer e relacionadas à produção científica e ao estudo, com o campus aberto no domingo para isso. Segundo, a promoção da mobilidade ativa, da bicicleta como um modal de transporte viável, importante, que não gera efeitos de poluição e que permite uma outra relação do corpo com o território".

AS ATRAÇÕES

"Física da Bicicleta" O Laboratório de Demonstrações "Ernst Hamburger", do Instituto de Física da USP, explicará cientificamente porque a bicicleta é o veículo mais eficiente que existe.

"Raia Olímpica" Os participantes poderão entrar na área da raia para conhecer o espaço e a história do local e do esporte.

"Sustentabilidade" Oficinas de plantio e horta urbana.

"Coralusp" Apresentações musicais de diferentes grupos e com repertórios variados.

"Matemateca" Equipe de educadores conversando com o público com orientações sobre o patrimônio cultural que pode ser visto na universidade, como monumentos e estátuas, além de conceitos mais abrangentes sobre patrimônio.

"Dinossauros do Brasil" Coordenada pelo professor Luiz Eduardo Anelli, a exposição de crânios e informações sobre os dinossauros brasileiros terá monitores do Instituto de Geociências explicando os detalhes da evolução da Terra.


O percurso estará conectado à Ciclofaixa de Lazer da cidade de São Paulo através do acesso na rua Alvarenga, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.