Uma ciclofaixa pintada no meio de uma rodovia de mão dupla, no município de Canto do Buriti, no sertão do Piauí, foi aberta ao uso recentemente pelo governo do estado. A obra, que coloca em risco a segurança de ciclistas e motoristas, vem causando indignação de quem passa pelo local.
A ciclofaixa faz parte das obras do contorno rodoviário que conecta as rodovias PI-141 e PI-140, a 400 km da capital Teresina, e não apresenta nenhuma estrutura de segregação entre o espaço dos ciclistas e as pistas de rolamento de automóveis, contrariando as diretrizes do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
A situação repercutiu nesta quarta-feira (2) após um caminhoneiro divulgar um vídeo nas redes sociais. Nas imagens é possível ver uma ciclofaixa vermelha bidirecional, estreita e sem proteções, pintada bem no centro da rodovia que corta uma paisagem árida, típica do sertão nordestino.
"Aqui a ciclovia é no meio da rodovia, no caso o anel de contorno de uma cidade do Piauí", diz o homem em meio a risadas, zombando a estrada recém liberada ao tráfego. O vídeo viralizou e já alcança mais de 218 mil visualizações na rede social Twitter.
De acordo com o manual do Contran, em vias que excedem 50 km/h a estrutura adequada para a circulação de bicicletas deve ser no formato de ciclovia, ou seja, com separação física do tráfego de veículos automotores, e sua instalação deve ocorrer sobre o passeio (calçada) ou no canto da pista.
Questionado pela Folha, o governo piauiense divulgou uma nota explicando que a obra ainda não foi concluída e tem apenas uma faixa de rolamento sendo utilizada pela população.
"Estão sendo feitos ajustes e adequações no projeto básico, para aperfeiçoá-lo e garantir total segurança aos usuários. Uma dessas alterações é o deslocamento da ciclofaixa para a margem esquerda, que está sendo implementada com a manutenção de todos os dispositivos de segurança exigidos por lei para obras viárias", diz o comunicado.
O contorno rodoviário de Canto do Buriti faz parte de um projeto iniciado em 2013, tem 10,89 km de extensão, dos quais apenas 4,2 km estão contemplados com estrutura cicloviária. Segundo o governo estadual, a obra custou quase R$ 6 milhões aos cofres públicos.
Após a publicação da matéria, a assessoria de comunicação do Governo do Piauí informou que a ciclofaixa não está aberta, apesar de não haver no local nenhuma sinalização ou orientação indicando a interdição da estrutura.
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