Ciclocosmo

Um blog para quem ama bicicletas

Ciclocosmo - Caio Guatelli
Caio Guatelli
Descrição de chapéu violência

'Bicicleta e Liberdade', filmado em presídio de Jundiaí, vence festival de cinema em Paris

Documentário revela a experiência de presos em um curso de capacitação em mecânica de bicicletas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Enfileirados e algemados, os presos saíam tensos pelo portão que dava acesso ao pátio. As algemas eram retiradas uma a uma para que eles pudessem participar do curso de formação profissional em mecânica de bicicletas.

Os semblantes carregados por inimagináveis históricos de violência e mágoas, automaticamente se transformavam quando davam de frente com duas bicicletas na bancada da oficina de mecânica. Um espanto alegre, quase inocente, trazia de volta memórias pueris, e junto com raros sorrisos brotavam histórias antigas, de quando esses homens marcados ainda eram meninos cheios de sonhos.

atrás de homem que se agacha para consertar bicicleta, passa uma fila de presos
Preso conserta bicicleta no CDP de Jundiaí, onde foi filmado 'Bicicleta e Liberdade', de Denise Silveira - Caio Guatelli

Assim se desenrola o documentário "Bicicleta e Liberdade", da diretora e jornalista Denise Silveira, que retratou o Projeto Pedalar, um curso de formação profissional em mecânico de bicicletas para presos do Centro de Detenção Provisória Marco Antônio Alves Bezerra, em Jundiaí (SP), fruto da parceria entre a Secretaria de Administração Penitenciária do estado de São Paulo com o Instituto Ação Pela Paz.

O documentário, em forma de videorreportagem, tem quase 4 minutos e mostra uma das aulas do curso, além de trazer depoimentos de funcionários, voluntários e presos do centro de detenção.

O filme foi o vencedor da categoria "curta metragem sobre direitos humanos" do festival Paris Lady Moviemakers, realizado em outubro na capital francesa.

"Este trabalho é especial para mim porque mostra uma realidade que a maioria das pessoas não quer ver. Ofereci a pauta para diversas emissoras de TV e nenhuma delas se interessou. Foi aí que percebi que realmente precisava contar essa história", contou Denise nesta segunda-feira (20), após receber a notícia do prêmio.

Homem sendo algemado
Homem é algemado no CDP de Jundiaí, onde presos recebem aulas de mecânica de bicicletas. - Caio Guatelli

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.