Cláudio Hebdô

Um jornal de humor ao contrário: só não sai uma vez por semana

Cláudio Hebdô - Cláudio Hebdô
Cláudio Hebdô

Lula quer ganhar no 1º turno e incentiva dissidência nos partidos

Enfraquecer o sistema partidário fortalece outsiders como Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cláudio de Oliveira
A charge tem o título “Lula quer ganhar no 1º turno e incentiva dissidência nos partidos” e mostra uma cena com quatro politicos. Vê-se um piso, em cima do qual aparecem Ciro Gomes e Simone Tebet, ambos portando uma placa com seus respectivos nomes. Abaixo do piso de madeira, no subterrâneo, estão Lula e Renan Calheiros. Ambos estão com serrote na mão. Lula serra o piso com uma circunferência abaixo de Ciro e Renan Calheiros serra o piso abaixo de Simone Tebet. Lula diz: - Vai que é tua, Renan! Calheiros diz: - Deixa comigo!
Desmoralização dos partidos - Cláudio

É legítimo que Lula queira ganhar a eleição presidencial no 1º turno. Para tanto, deveria buscar uma negociação institucional com as direções partidárias, em vez de promover dissidência nos partidos.

Lula precisará deles para garantir a realização do pleito e o respeito aos resultados. E também para governar, caso seja eleito.

Em 2002, Fernando Henrique entregou a Lula um país conjunturalmente ruim, mas estruturalmente melhor, num contexto internacional favorável.

Se ganhar, Lula vai receber um país conjuntural e estruturalmente ruim, em uma realidade mundial difícil.

No governo, Lula incentivou a fragmentação partidária, cooptando parlamentares oposicionistas para partidos governistas, via mensalão e petrolão.

Apesar do PP, de Ciro Nogueira e Arthur Lira, e do PL, de Valdemar Costa Neto e de Bolsonaro, terem tido o maior número de deputados envolvidos naqueles escândalos, a principal vítima da desmoralização do sistema político foi o PT.

Enfraquecer os partidos é enfraquecer a democracia.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.