Cláudio Hebdô

Um jornal de humor ao contrário: só não sai uma vez por semana

Cláudio Hebdô - Cláudio Hebdô
Cláudio Hebdô

Bolsonaro não cuida dos filhos das famílias brasileiras

Dos quatro principais candidatos à Presidência, apenas o programa de governo de Bolsonaro não se refere às escolas de tempo integral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cláudio de Oliveira
A charge tem título “Quem promote cuidar dos filhos das famílias brasileiras?” e mostra uma cena com dois cães, um vira-lata com manchas marrons e uma cadela yorkshire terrier, em conversa com os quarto principais candidatos à Presidência da República, Lula, Ciro, Simone Tebet e Bolsonaro. A cadela pergunta: - O programa de vocês cita as escolas de tempo integral? Lula responde: - O meu cita indiretamente! Ciro fala: - O meu cita explicitamente, mas sem metas! Simone Tebet diz: - O meu também! Bolsonaro diz: - O meu não tem nada disso aí, tá ok? O vira-lata olha para  o leitor e pede: - Leitor, por favor, leia o texto abaixo.
Promessas de campanha - Cláudio

Um dos motivos apontados por especialistas para a melhoria em vários estados da nota do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é a ampliação das escolas de tempo integral.

Lula

No programa de Lula não há uma referência direta ao ensino integral, mas propõe retomar as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado no governo de Dilma para o decênio 2014-2024. A meta 6 do PNE propõe "Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica".

Ciro

O programa de Ciro defende explicitamente que "o Ensino Fundamental deve ser progressivamente integral nos próximos quatros anos" e cita como modelo o Ceará, que está entre os estados de maiores notas do Ideb , de 4,2, ao lado de Goiás (4,7), Espírito Santo (4,6), Pernambuco (4,4), Paraná (4,4), São Paulo (4,3) e Mato Grosso do Sul (4,1). Todos ainda abaixo de 5.

Simone Tebet

O programa de Simone Tebet propõe "fomentar a ampliação da educação em tempo integral, em todas as etapas de ensino" e também se compromete com as metas do PNE.

Bolsonaro

O programa de Bolsonaro não faz referências às escolas de tempo integral, nem ao PNE.

As escolas de tempo integral são especialmente importantes para as mulheres de baixa renda que precisam trabalhar. Seus filhos ficam mais tempo nas escolas e menos expostos ao aliciamento de traficantes nos bairros populares.

Minha avó, Maria do Espírito Santo de Vasconcelos, mais conhecida como Dona Santinha, nascida em Sobral, costumava dizer que "papel é um bicho manso, aceita tudo que você coloca nele", inclusive grandes mentiras. Mas, compromissos em um programa de governo é o mínimo que se pode exigir dos candidatos. Ainda que sejam vagos e meras cartas de intenções.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.