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Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo
Descrição de chapéu Dia da Consciência Negra

Cervejaria lança 5 rótulos antirracistas para o Dia da Consciência Negra

Em parceria com implicantes, marca chama a atenção para o racismo estrutural

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"Minha Cor Não É Pecado", "Me Chama Pelo Meu Nome", "Eu Sou Preto de Alma Linda", "Eu Faço com Dedicação", "Meu Cabelo É Meu Poder". As frases acima ilustram os cinco rótulos antirracistas que estão sendo lançados pela cervejaria Wienbier para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Além do título/frase, o rótulo indica por que a ação explicita o racista. Na lata "Minha Cor Não É Pecado", por exemplo, segue a descrição: "Pecado é objetificar o corpo negro. Não me trate como objeto sexual. Fica rude e é racismo."

Em edição limitada, os cinco rótulos são para a mesma cerveja, a Wienbier 56 Black Lager Puro Malte, elaborada pelo mestre-cervejeiro negro Paulo Silva. A cerveja e os rótulos tiveram a participação da Implicantes, primeira cervejaria comandada por pessoas pretas do país, criada em 2018 por Daniel Dias e seu irmão, Diego Dias, que também é designer gráfico.

Minha Cor Não É Pecado, cerveja em edição limitada, lançada pela Wienbier com a Implicantes para celebrar o Dia da Consciência Negra
Minha Cor Não É Pecado, cerveja em edição limitada, lançada pela Wienbier com a Implicantes para celebrar o Dia da Consciência Negra - Divulgação

"Ficamos muito entusiasmados com o convite para participar do projeto. É um desafio retratar, por meio da arte, o racismo estrutural de forma que atinja públicos diversos", conta Diego, que explica que a inspiração para os rótulos veio da cultura urbana dos lambe-lambes.

São apenas 20 mil unidades, comercializadas em latas de 473 ml, que estarão disponíveis em mercados selecionados. A dark lager tem 4,7% de álcool e 23 IBU (unidade de amargor que chega próxima ao 100).

Apesar da união da Wienbier com a Implicantes, a ideia para a série antirracista veio da Ball Corporation, que faz as embalagens de alumínio.

"[A ideia nasceu] em um dos nossos Ball Networks, grupo de afinidade de diversidade racial que conta com funcionários de diferentes partes do Brasil. Em 2022, registramos 43% de diversidade racial em nossas contratações, superando a meta definida para o ano", declara Suellen Moraes, gerente de diversidade e inclusão da Ball na América do Sul. "Agora também temos a chance de levar mensagens antirracistas para os consumidores, com um trabalho inspirador feito em conjunto com nossos clientes", completa.

Parte do lucro com os rótulos será destinado para o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), além de uma doação inicial feita pela fabricante de latas.

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