Copo Cheio

Todas as cervejas, todos os estilos, para todos os gostos

Copo Cheio - Sandro Macedo
Sandro Macedo

O mistério da Brahma Duplo Malte, versão escura

Cerveja dark lager da Ambev foi lançada em setembro de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Algumas coisas aparecem e desaparecem deixando poucas pistas e um rastro de dúvidas, como o final de "Lost", o uso do VAR no futebol brasileiro ou o paradeiro da Brahma Duplo Malte Escura.

No caso deste último mistério, o blog Copo Cheio fez questão de desvendá-lo após uma investigação minuciosa (meio superficial, na verdade).

Imagem ilustrativa da Brahma Duplo Malte escura
Imagem ilustrativa da Brahma Duplo Malte escura - Divulgação

Lançada em 2020, a Duplo Malte original é um grande sucesso da marca, que pertence ao grupo Ambev. Foi uma sacada esperta, lançar uma duplo malte em um momento em que todos falavam de puro malte como símbolo de qualidade, o que não é necessariamente verdade (a famosa Budweiser, da mesma Ambev, nunca foi puro malte, por exemplo). Logo, a Brahma pensou em um meio de estender o bom desempenho, criando dois anos depois a versão escura.

Em setembro de 2022, em plena Festa do Peão de Barretos, o cantor Gusttavo Lima (que tem sua própria bebida, e que não tem nada a ver com cerveja) anunciou a novidade para o público. Mesmo sem ser um amante do cancioneiro sertanejo, este escriba/blogueiro ficou feliz com a notícia já que é fã de stouts, porters, dark lagers e praticamente todos os estilos feitos com maltes torrados. No entanto, as semanas passaram e a cerveja nunca apareceu fisicamente no mercado mais próximo, ou outro meio longe.

De acordo com o material de divulgação da Ambev, enviado a este blog em setembro, "a Brahma Duplo Malte Escura conta com todos os atributos de sua receita tradicional. Só que dessa vez, o tradicional malte Pilsner chega acompanhado do malte escuro, trazendo um sabor único para a bebida, com perfil de sabor tostado".

Também dizia que a cerveja saía em edição limitada, e poderia ser encontrada "nos principais pontos de venda dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina", além do Zé Delivery e do ecommerce Empório da Cerveja.

Este blogueiro-cervejeiro ficou deprimido pois constatou que não conhece nenhum dos "principais pontos de venda do estado", já que nunca se deparou com a lata de 350 ml da cerveja.

Um ou outro amigo do Paraná ou de Santa Catarina também não viram a tal versão escura em seus "principais pontos de venda". Uma amiga de Blumenau, a capital da cerveja, chegou a questionar, "isso existe mesmo?".

Diante da possibilidade de se tratar de uma lenda cervejeira urbana, este blog buscou respostas diretamente na fonte, a Ambev, em fevereiro. Mas questões como "em que lugares fisicamente a cerveja foi lançada" ou se "ainda estava disponível em algum" ficaram no vácuo. A empresa também não forneceu nenhum número que pudesse aferir o resultado da cerveja.

Assim, a alternativa foi buscar a cerveja online, de onde ela não poderia se esconder. E, enfim, a Brahma Duplo Malte Escura foi encontrada (uhu). Melhor, como está próxima da data de vencimento (1º de abril, conhecido como dia da mentira), o Empório da Cerveja está vendendo o pack com oito latas com 60% de desconto (uhu duplo escuro).

A cerveja é uma dark lager com 4,7% de teor alcoólico, como a Duplo Malte original, e com 9 IBU (pouquíssimo amargor). IBU é uma unidade de amargor que passa de cem na escala. É uma cerveja honesta, principalmente considerando o valor baixo (com 60% de desconto).

Não se sabe se ela terá um novo lote este ano ou se nunca mais retornará, o que pode acontecer de acordo com sua aceitação. Talvez ela tenha sido um sucesso e terminado rapidamente nas gôndolas, o que explicaria o motivo de seu sumiço... ou não.

Mas se o consumidor quiser provar outras dark lagers, não precisa temer. Elas existem. A peruana Cusqueña comercializa uma com bom custo-benefício. Sua versão tem 5,6% de álcool e também pode ser encontrada no site do Empório da Cerveja. Outras cervejarias mainstream têm suas versões dark.

Porém, se quiser provar uma excelente dark lager, a sugestão é buscar um exemplar artesanal, como o da Cerveja Avós, especialista em lagers e com um bar na região oeste da cidade (r. Croata, 703, Vila Ipojuca); ou também da Koala San Brew, como a Principia; ou peça uma sugestão na cervejaria artesanal mais próxima.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.